Na Bahia, \’ser estranho\’ é visto por açougueiro
O jovem Antônio Carlos Santana dos Santos, 15 anos, açougueiro e servente de pedreiro, morador do bairro de Bonfim de Feira, garante ter tido um desagradável encontro com um ser extraterrestre. O rapaz afirma que foi agredido com um tapa no pescoço pelo misterioso ET. Por outro lado, alguns garotos dessa mesma localidade afirmaram ter visto luzes que giravam intensamente no céu, na mesma data. Segundo suas descrições, as luzes eram de um objeto que parou em pleno ar, no espaço, e desapareceu rapidamente em seguida. O episódio vivido por Antônio aconteceu em meados de dezembro do ano passado e não teria saído de Bonfim de Feira se não tivesse havido muitos outros casos posteriores. “Cheguei em casa mais ou menos nove horas da noite, não me lembro bem o dia, e como moro perto da lagoa, resolvi tomar um banho; já ia saindo da água quando recebi um tapa no pescoço, virei rapidamente e vi um homem pequeno, de cerca de 1 metro de altura, preto, com pernas pequenas e finas como todo o corpo, só que com uma cabeça enorme e com braços bem grossos”, afirmou aos jornalistas.
“Era uma figura muito estranha e, quando eu virei, deu um grande salto e desapareceu dentro d água”, concluiu perplexo. Antônio, por precaução e medo, nunca mais nadou no lago. Além do açougueiro, pelo menos três outras pessoas já viram o estranho “homenzinho” em Bonfim; os moradores acham que ele mora no fundo da lagoa e até o apelidaram de “Nego D\’Água”, evitando falar sobre o assunto. Há quem não acredite no episódio e que considere a criatura como alguém que queira assustar os banhistas e as lavadeiras que utilizam o lago, mas Antônio, uma de suas vítimas, conta sua história com firmeza. “Eu vi rapidamente, mas vi muito bem… não tinha nada de um homem comum!” Os garotos que moram perto da lagoa garantem que a região é visitada por estranhas luzes; Osvaldo Pereira da Silva, 13, por exemplo, afirma que já viu essas luzes inúmeras vezes. “Elas aparecem mais nos fins de semana, principalmente sextas-feiras e sábados, sempre por volta das 10 horas da noite”, disse o menino. Outro garoto, de nome Cremildo, 12, contou a mesma história, acrescentando que “aquilo não é nenhum avião porque não faz barulho algum e fica parado no ar. Avião não pode fazer isso”, disse Cremildo, que ainda acrescentou que o objeto voador parece cheio de luzes e fica piscando e girando no mesmo lugar. (Fonte: A Tarde, 03/02/91)
UFOs coloridos sobrevoam a Capital Federal
Um UFO sobrevoou Brasília por nada menos do que duas horas, assustando moradores e deixando perplexas as autoridades já bem confusas desde a instalação do Governo Collor. O fato ocorreu na noite de 11 de abril último e o objeto concentrou suas manobras principalmente sobre a região do presídio da cidade, mais conhecido como Papuda, que fica próximo ao Aeroporto Internacional. O UFO foi visto inicialmente por mais de 20 pessoas, inclusive moradores do Lago Sul e alguns vigilantes da cadeia. De acordo com os depoimentos, o objeto emitia uma luz intensa que variava suas cores do vermelho ao azul – e vice-versa – de acordo com a velocidade que empregava para realizar as diversas manobras, sempre no sentido vertical. O tenente da Polícia Militar Damasceno da Silva foi quem viu primeiro o objeto, comunicando imediatamente o fato aos guardas do presídio. “Lá fora há uma luz oval e estranha no céu”, disse, sendo recebido com piadas. “Deve ser alguém querendo resgatar um preso daqui,” zombaram os policiais, que só depois de muita insistência saíram para ver o objeto, ainda presente sobre o local.
Os funcionários mais antigos da Papuda afirmaram que esta não foi a primeira, nem a segunda vez, que tal fato ocorreu naquela região. O UFO também apareceu no radar do CINDACTA, órgão do Ministério da Aeronáutica encarregado de controlar o tráfego aéreo. No entanto, nesta oportunidade as autoridades aeronáuticas não emitiram qualquer parecer favorável à teoria de que o objeto era um UFO. Mesmo assim, Investigadores especializados como o Sr. Roberto Affonso Beck fizeram Intensas buscas e entrevistas com as testemunhas, confirmando que o fato Inequivocamente foi real. (Fontes: Zero Hora e Correio Braziliense, 12 e 13/04/91, respectivamente)
Ovni sobrevoa o norte do Chile
Um imenso Objeto Voador Não-Identificado (Ovni), acompanhado por diversos menores, foi visto no dia 4 de agosto passado por cerca de 500 pessoas numa região do altiplano chileno, situada na fronteira com o Peru e a Bolívia. A informação é do diário “La Tercera” do dia 6.
O Ovni apareceu às 2h45 da manhã (horário de Brasília) e foi visto por um grupo de caminhoneiros que viajavam desde La Paz, capital boliviana, com destino à cidade chilena de A rica. Moradores dos povoados de Parinacota, Hucuyo e Visviri também observaram o fenômeno.
Segundo testemunhas, o objeto era de grandes dimensões, muito brilhante e seguido por outras naves. Ficou parado no céu por cerca de um minuto e meio para então, disseram, desaparecer em grande velocidade na Bolívia.
Disco Voador observado no litoral de São Paulo
Um disco voador assustou a população da localidade de Camburi, costa sul de São Sebastião, na noite de 23 de abril deste ano. Segundo notícias, vários moradores do local puderam assistir à aparição do UFO, que fez evoluções sobre o ponto conhecido como Sertãozinho. Não se sabe exatamente o que era mas, segundo algumas descrições, o objeto tinha grande tamanho e era muito iluminado, com várias luzes coloridas que piscavam intermitantemente. A princípio, o UFO parecia estar parado sobre a floresta que cobre a região, mas o local era distante e de difícil acesso, o que impediu que os moradores chegassem mais perto para tentar observar melhor o fenômeno e dar descrições mais exatas.
Mesmo assim, a polícia foi acionada pelos habitantes daquela região e uma equipe do 2º Distrito Policial, formada pelos investigadores Sergio e Madeira, compareceu ao local constatando que de fato, “haviam duas luzes já bem distantes no fundão da mata, que se afastavam lentamente.” A declaração feita ao delegado Odair Bruzos, confirma que as autoridades identificaram o objeto como algo extraordinário, porém, ainda faltam maiores detalhes para se definir o tipo de contato ufológico ocorrido. (Fonte: O Jornal do Litoral Norte, 27/04/91)
ETs finalmente aparecem em Casimiro de Abreu
Onze anos depois de anunciados pelo “vidente” Edilson Barbosa e ansiosamente esperados por legiões de crentes em suas “profecias”, finalmente UFOs aparecem na cidade fluminense de Casimiro de Abreu. Mas, desta vez, foi para valer! Em 1980, Barbosa ficou famoso por afirmar que UFOs de Júpiter pousariam em um determinado morro daquela cidade, o que fez com que a imprensa nacional e adeptos da “ufolatria” se concentrassem no local numa quente madrugada de março daquele ano. Nem é preciso dizer que os “visitantes” não compareceram; mas agora, em 11 de maio último e com 11 anos de atraso, os UFOs já estiveram e fizeram brilhantes evoluções no céu próximo a Casimiro, cidadezinha do norte do Rio de Janeiro. O objeto apareceu de madrugada, passou cerca de uma hora e meia visível, mudou de cor várias vezes, mudou de forma com uma rapidez impressionante, se dividiu em pedaços de forma inexplicável e, em seguida, desapareceu num piscar de olhos, para o espanto dos que o observaram.
As manobras do UFO foram assistidas por dezenas de caminhoneiros que viajavam pela BR-111, que liga o Rio à Vitória. O caminhoneiro Elton Luiz de Araújo, por exemplo, filmou o objeto e cedeu as imagens à Rede Globo, que mostrou-as para o país inteiro em cadeia nacional, em várias edições de seus noticiários. Mas, a ocorrência foi a cerca de 10 km do centro da cidade e, por isso, os moradores urbanos lamentam não ter visto as manobras fantásticas do UFO. O Serviço de Comunicações do Ministério da Aeronáutica informou que os radares que patrulham os céus do Rio não registraram nada de anormal na madrugada daquele dia; a Aeronáutica chegou a explicar que quem inspeciona os céus do estado do Rio é o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo), sediado em Brasília e com radares espalhados pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No entanto, o órgão até agora não emitiu nenhum comunicado oficial, o que hábito antigo de seus dirigentes, aliás, negando à Nação uma informação sobre o fato – seja ela positiva ou negativa. (Fonte: Notícias Populares, Falha de São Paulo, O Globo, 17/05/91)
Enorme disco voador cruza os céus de Rondônia
Um objeto voador foi visto por centenas de pessoas, cruzando o céu de Rondônia na região de Espigão do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno e Alvorada do Oeste. Os moradores dessas localidades viram o UFO durante a manhã do dia 5 de julho último. Segundo o comerciante Airton Miguel dos Reis, morador de Alvorada, o estranho objeto passou por sua cidade às 10h50, voando numa velocidade aproximada de 80 km/h e à uma altitude estimada em 1.500 metros. “O céu estava claro, sem nuvens, permitindo que víssemos com nitidez que o objeto era metálico, pois ele refletia intensamente a luz do Sol. O UFO voava silenciosamente, tinha formato de balão e deveria ter o tamanho de uma casa”, descreveu o comerciante. “No princípio, pensamos que fosse um satélite ou uma estrela, mas logo pudemos comprovar que se tratava realmente de um UFO.” Muitas pessoas também viram o objeto movendo-se sobre os municípios que ficam às margens da rodovia BR-364, no sentido Vilhena-Porto Velho. À sua passagem, formavam-se grupos enormes de pessoas curiosas que se questionavam sobre a identidade estranho objeto. Em Alvorada, cidade localizada na divisa de Rondônia com Mato Grosso, fora do eixo da rodovia, o UFO foi visto pela última vez desaparecendo na linha do horizonte. Mas esta não é a primeira vez que os moradores de Rondônia se vêem às voltas com naves de outros planetas.
Em abril, um objeto voador também não identificado visitou Espigão do Oeste, mas dessa vez ouve uma queda ou um pouso forçado na mata que fica ao redor da cidade. Ninguém escutou nenhum ruí do de explosão ou baque, mas ao cair ou ao tentar pouso forçado, o que se acredita muito, deixou um rastro de mais de 200 metros no chão e um enorme buraco que abriu uma clareira na densa mata, segundo depoimento dos moradores da cidade. Não foi encontrada nenhuma peça do objeto ou sinais de que tenha havido explosão, apesar das proporções e do peso que deveria ter o causador de tamanho estrago… (Fonte: o Estadão do Norte, 06/06/91)
Sitiante vê UFO no interior paulista
Os moradores do povoado de Bonfim Paulista, uma cidadezinha de 12 mil habitantes a 6 km de Ribeirão Preto, estão mantendo contatos imediatos com UFOs. Os contatos têm ocorrido desde 24 de maio último, segundo relato desses moradores, que afirmam observar naves triangulares, ovaladas e hexagonais que pousam na zona rural daquela localidade. O primeiro contato de que se tem notícia foi mantido com o sitiante Jair Viveiros Neves, antigo morador do local, vivendo na Estância Santa Fé. Por volta da uma hora da madrugada de 24 de maio. Neves acordou com um forte barulho, semelhante ao de turbinas de aviões a jato. Pela janela da casa viu, surpreso, a uns 15 metros de distância, um objeto em forma de triângulo; mas, quando saiu para ver o que era, de repente foi sugado em direção da nave. “Uma porta se abriu e ouvi pessoas falando uma Iíngua totalmente estranha. A nave brilhava intensamente nas cores azul e verde e, apesar das vozes, não vi ninguém lá dentro. De repente, a porta se fechou e o objeto começou a levantar vôo, sumindo num piscar de olhos no escuro do céu”, relatou Jair com tom de admiração na voz. Os únicos vestígios deixados pela misteriosa nave foram quatro marcas retangulares, impressas no terreno da fazenda. Cada marca tinha cerca de 20 centímetros de largura por 40 de comprimento.
Tais marcas até despertaram o interesse das autoridades aeronáuticas, que estiveram no local checando os fatos. Segundo Jair Neves, essas marcas eram do trem de aterrissagem do UFO. Mas não foi apenas Jair que viu um UFO naquela região; a enfermeira Maria de Fátima, funcionária do pronto-socorro de Bonfim Paulista, afirma que viu um objeto semelhante a um disco voador perto de sua casa. As crianças Lenilton da Silva, Andrigo Tozi e Edson de Oliveira foram os últimos que avistaram o objeto, e disseram que o UFO os seguiu na estrada de uma fazenda dos arredores da cidade, justamente no começo da noite em que Jair teve sua experiência. Mas, quando tentaram se aproximar, um forte facho de luz atrapalhou sua visão e a nave sumiu em direção ao espaço. (Fonte: Diário Popular, 13/06/91)
Astronautas da NASA vêem “algo estranho” no espaço
Os cinco tripulantes do ônibus espacial Atlantis foram surpreendidos no dia 5 de agosto último por um objeto voador não identificado que pôde ser observado da cabine. Durante algumas horas tal objeto orbitou a Terra perto da nave norte-americana e depois sumiu. Os tripulantes e técnicos da NASA ainda não sabem qual é a origem do estranho corpo, mas a hipótese mais provável é a que é menos emocionante para os ufólogos e, como a NASA tem feito há décadas, não convence ninguém: seria apenas lixo espacial. O objeto tinha cerca de 1,50 m de comprimento e a forma aproximada de um pára-choque de automóvel. Ufólogos acreditam que aquilo era um UFO, como centenas de outros já observados no espaço, mas técnicos da agência norte-americana garantem que não passa de um pedaço de metal perdido durante o lançamento do satélite de comunicações, feito pelo mesmo Atlantis no dia 3. Contra essa hipótese há o fato de que os tripulantes ainda não deram pela falta de nada, mas há ainda a possibilidade de que se trate de algum objeto esquecido no compartimento de bagagem antes do lançamento – o que realmente não cola!
O diretor de vôo da NASA no Centro Espacial Johnson, John Engelauf, tentou minimizar a importância do acontecido dizendo qual a observação desses objetos no espaço é um fato rotineiro, mas um comunicado interno, escrito por ele mesmo, diz que a NASA designou engenheiros para descobrir a origem do objeto. No dia 5, os quatro homens e a mulher a bordo do Atlantis fizeram experiências preparatórias para a estação espacial Freedom. A exemplo da última missão do Columbia, os astronautas foram usados como “cobaias” de testes com microgravidade. (Fonte: Folha de São Paulo, 06/08/91)
Em Campinas, populares afirmam ter visto UFO
Um objeto voador não identificado foi visto durante a manhã do dia 18 de agosto último em Campinas, interior de São Paulo. Segundo descrições, o objeto possuía aproximadamente 10 metros de diâmetro e emitia luzes vermelhas, verdes e azuis, piscando em ritmo intermitente. O UFO foi visto sobrevoando os bairros de Jardim do Lago e Jardim do Trevo. Por aproximadamente dez minutos o objeto circulou a área a baixa altitude, amedontrando os moradores, que telefonaram para a central da Polícia Militar e para os órgãos de imprensa. O Diário do Povo, um dos jornais locais que melhor cobriu a ocorrência, recebeu nada menos do que dezenove ligações de testemunhas que afirmaram ter visto o mesmo objeto. “Ele estava passando muito rápido e passou bem aqui por perto de minha casa por duas vezes”, relatou Orlando da Silva, 45 anos, um analista de sistemas da cidade. Da mesma forma, a maioria dos telefonemas recebidos davam conta de um objeto de formato inusitado, que não se preocupou em ser visto em áreas habitacionais populosas daquela cidade. (Fonte: Diário do Povo, 19/08/1991)