Fernando Cleto Nunes Pereira
Sou ufólogo amador independente desde 1988 e leitor assíduo da Revista UFO desde os primeiros exemplares. Na entrevista com o senhor Fernando Cleto Nunes Pereira, na seção Diálogo Aberto da UFO 132 [Experiências de um Pioneiro e a Necessidade de Unificar Teoria e Prática na Ufologia], é citado o famoso caso da polêmica Dolores Barrios. Quanto a esse assunto, preciso emitir uma opinião. Fiz uma análise da foto desta suposta extraterrestre e verifiquei a utilização de um tipo comum de maquiagem dos anos 50, que é usada até hoje. Trata-se do chamado lápis preto, aplicado nas pálpebras inferiores da personagem da foto. Fiz essa análise há muito tempo, mas só agora aproveitei para sugeri-la à UFO. Gostaria de que os senhores conhecessem minha opinião e que, se possível, a publicassem. Sem desmerecer as pessoas que viveram o caso, só posso concluir que o uso de lápis e maquiagem é algo humano demais para ser questionado. Obrigado.
Maurício Kalil,
São Paulo (SP)
Respeito muito o entrevistado Fernando Cleto Nunes Pereira e li com atenção suas respostas na seção Diálogo Aberto da UFO 132, Experiências de um Pioneiro e a Necessidade de Unificar Teoria e Prática na Ufologia. Mas discordo veementemente com algumas de suas afirmações, em especial daquela em que ele, alinhando-se ao entrevistado da edição anterior, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, acusa o Caso Vasp Vôo 169 de ser uma fraude. Ora, já não bastou ver o astrônomo, que agora se diz simpático à Ufologia, tentar mais uma vez condenar o caso, e agora um veterano da Ufologia Brasileira também envereda pelo mesmo caminho. Aonde iremos parar desta maneira?!
Luiz Thomé Lisboa,
por e-mail
Apreciei muito a entrevista com o veterano ufólogo Fernando Cleto Nunes Pereira, na seção Diálogo Aberto de UFO 132. Como se não bastante a aula de Ufologia que nos oferece o entrevistado, dono de uma bagagem respeitável na área, o diálogo teve um gostinho especial por ter sido conduzido por dois brilhantes estudiosos da temática ufológica, Cláudio Tsuyoshi Suenaga e Pablo Villarrubia Mauso. Parabéns ao entrevistado por sua sobriedade ao longo de todos estes anos, aos entrevistadores pela seriedade na condução das perguntas e à Revista UFO por valorizar nossos pioneiros.
Maria Amélia F. Pessoa,
Rio de Janeiro (RJ)
Capitão Rodrigo Bravo
A Revista UFO não surpreende mais! É que já estou acostumado à elevada qualidade com que ela trata o Fenômeno UFO, a maneira intensa como representa a Ufologia Brasileira no exterior e a forma obstinada com que a Equipe UFO tenta mostrar para nós, seus leitores aqui no Brasil, o que acontece lá fora. A seção Mensagem do Editor da UFO 132 [Oficial do Exército Chileno Admite: “Os UFOs São Assunto de Segurança Nacional”] foi um exemplo disso. Por acompanhar a publicação há mais de 10 anos, sinto-me orgulhoso por todos os seus feitos, entre eles, agora, o de estarem o editor A. J. Gevaerd e o co-editor Rafael Cury presentes no importantíssimo momento que ocorreu no Chile, quando o capitão do Exército Rodrigo Bravo fez afirmações tão contundentes sobre a gravidade dos avistamentos ufológicos lá. O texto da seção nos dá uma amostra do que ocorre naquele país, que deveria ser exemplo para todos os demais do continente.
José Maria Reinhold,
Curitiba (PR)
Simplesmente sensacionais as afirmações do capitão do Exército chileno Rodrigo Bravo [Seção Ponto de Encontro de UFO 132, Oficial do Exército Chileno Admite: “Os UFOs São Assunto de Segurança Nacional”]. A postura de seriedade e maturidade dos militares do Chile deveria servir de exemplo para os brasileiros e de outros países. Temos no Brasil uma extensão territorial imensamente maior que a chilena, o que, por conseqüência, leva a crer que temos também um maior número de ocorrências ufológicas. Seria desejável, portanto, que nossas autoridades tivessem atenção ainda maior com o Fenômeno UFO. E formidável se tratassem da questão com a abertura de seus colegas andinos.
Thiago Álvaro Ateneu,
por e-mail
Enquanto no Brasil, o maior país da América Latina, nos deparamos com apagões aéreos, filas e caos nos aeroportos, ineficiência e corrupção na Infraero, a ganância das companhias aéreas etc, no Chile, um dos menores países, o problema que ameaça a aviação civil e militar é a intensa manifestação de objetos voadores não identificados sobre áreas de intenso tráfego aéreo. Chega a ser irônico que um país com um PIB bem menor que o brasileiro esteja tão à nossa frente em tantas áreas, e agora também na Ufologia. Enquanto lá as autoridades políticas tratam do assunto com seriedade, aqui elas se engalfinham por mensalões e cargos em ministérios para seus apaniguados.
J. A. Fonseca,
Londrina (PR)
QUEDAS DE UFOs
Belíssimas as capas das últimas edições da série UFO Especial, números 51 e 52, que tratam das quedas de UFOs. Parabéns ao artista Alexandre Jubran pela criatividade e bom uso das cores. Os textos publicados são bastante atraentes e os casos apresentados, muito intrigantes. Fico me perguntando se uma nave caísse hoje sobre uma grande cidade, como aconteceu tantas vezes em áreas rurais e em cidades do interior, durante décadas, qual seria a reação da humanidade? E das autoridades? Não que eu esteja torcendo para que isso aconteça, de jeito nenhum. Mas este é um questionamento válido, visto que – como disse o editor A. J. Gevaerd, no editorial de UFO Especial 52 –, apesar de avançadíssimos, os UFOs podem cair sim. Será que um fato desses seria suficiente para acabar de vez com a rejeição científica que o assunto tem?
Marcela Inês Albuquerque,
Alegrete (RS)
Parabéns à Revista UFO por republicar, agora através da série UFO Especial, o livro Quedas de UFOs [Código LIV-009 da coleção Biblioteca UFO], de Thiago Luiz Ticchetti. Adquiri a obra quando de seu lançamento, em meados de 2002, bem antes dela se esgotar. Mas, mesmo assim, irei adquirir também as edições que a trazem republicada, por se tratar de um assunto de grande interesse e muito importante dentro do contexto da Ufologia Mundial.
Célia Maria A. Alves,
por e-mail
Abduções de mulheres
O artigo Uma Análise Crítica das Abduções, do correspondente internacional da Revista UFO no Chile, Rodrigo Fuenzalida Herrera, publicado na UFO 132, abordou de maneira inédita os seqüestros alienígenas. Fuenzalida se deteve na apresentação dos sintomas anteriores e posteriores das abduções especialmente em mulheres, oferecendo um leque de informações bastante úteis à elas. Até então, o tema era tratado de forma genérica, o que sempre achei um erro. Considerando-se nossos visitantes como originários de civilizações mais avançadas que a nossa sob todos os pontos de vista e sua atenta observação às nossas peculiaridades enquanto raça, é razoável supor que sabem como proceder – e o fazem com variações significativas – quando abduzem homens, mulheres, crianças, idosos etc. Parabéns ao ufólogo chileno por explorar esse aspecto da questão.
Maria Helena Agostinho,
Santos (SP)
Rodrigo Fuenzalida Herrera deu uma enorme contribuição à Ufologia ao mostrar os mecanismos das abduções alienígenas e os fatores psicológicos envolvidos nos raptos por ETs [Uma Análise Crítica das Abduções, de UFO 132]. O tom um tanto cético do texto me desagradou, a princípio. Mas uma segunda leitura não apenas desfez a impressão como deixou claro que os seqüestros de humanos por extraterrestres merecem um tratamento de alto nível, por profissionais de gabarito. No entanto, cansamos de ver por aí o assunto ser tratado com sensacionalismo e fanfarrice.
Heitor Bueno Góes,
por e-mail
Os ufonautas
Parabéns ao ufólogo e escritor Cláudio Tsuyoshi Suenaga por seu excelente trabalho Quem São os Ufonautas: Seres do Bem ou Apenas Sádicos Galácticos?, da UFO 132. A hipótese de que seres extraterrestres, até mesmo por suas variadas origens, podem ter intenções diversas quando se aproximam de nós precisa ser fomentada, ainda que isso significa ir contra as teorias místicas que dão conta de que nossos visitantes são “irmãos cósmicos”. É necessário tirar as vendas dos olhos de muitos ufólogos, que não enxergam que, entre os ETs que aqui vêm, há aqueles que estão mais para sádicos galácticos, como bem definiu Suenaga.
Fernando A. Vasconcelos,
por e-mail
O Caso João Prestes Filho, pesquisado por uma constelação de ufólogos brasileiros, entre eles Max Berezovsky e Fernando Grossmann, e apresentado por Cláudio Tsuyoshi Suenaga, é um espanto. A descrição que o autor dá em seu artigo São os Ufonautas: Seres do Bem ou Apenas Sádicos Galácticos?, da UFO 132, é de arrepiar. Suenaga, passo a passo, relata como a vítima ia tendo suas carnes descoladas dos ossos e seus nervos expostos.
Monica E. J. Kauê,
Santarém (PA)
Portal UFO
Sou assíduo freqüentador do Portal UFO [ufo.com.br] e não fico um único dia sem ler alguma nova matéria que é publicada lá. Gostaria de parabenizá-los por estenderem ao site o capricho e a atenção que há décadas vocês dedicam às suas publicações impressas. Não há no Brasil nenhum outro site de Ufologia com a envergadura e a credibilidade do Portal UFO, e certamente não há um sequer que chegue perto de seu volume de informações.
Juarez Mestrinho,
por e-mail
Participe da Revista UFO pela internet
Fórum de debates ufológicos entre leitores no Yahoo
Desde 2001, os leitores e assinantes da Revista UFO e entusiastas da Ufologia em geral têm um ponto de encontro no site de serviços Yahoogrupos para trocarem idéias, informações, fotos e tratar de muitos assuntos pertinentes à pesquisa ufológica. Trata-se da Revista UFO Online, o fórum de debates da UFO, aberto a todos os interessados, mesmo que não sejam assinantes. Atualmente, o grupo conta com mais de 3.300 associados e é a maior “lista de discussão” – como são chamadas oficialmente – da rede mundial em língua portuguesa. O usuário pode se cadastrar acessando o endereço abaixo e começar a postar suas mensagens. O fórum conta com uma equipe de mediadores para organizar e otimizar a troca de informações e material. Endereço: http://br.groups.yahoo.com/group/Revista_UFO/
Comunidade de troca de informações no Orkut
Outro meio eficiente e dinâmico de intercâmbio de idéias, informações e imagens relacionadas à Ufologia na internet é a comunidade que a Revista UFO possui no site de relacionamentos Orkut, já há quase três anos. Ela é formada por mais de 5.500 pessoas, leitores e assinantes da UFO e interessados em debater a presença alienígena na Terra de maneira produtiva e sadia. Hoje, estima-se que existam mais de 400 comunidades dedicadas à Ufologia no Orkut. A diferença entre a maioria delas e a da UFO está no estabelecimento de uma pauta de discussões entre os associados e a organização com que são realizados, tarefas que também estão a cargo de uma equipe de mediadores, sempre atenta ao fluxo dos debates. Endereço: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=67462