Assume o novo ombudsman de UFO
A primeira publicação ufológica do mundo a ter um ombudsman não pode ter o cargo vago por muito tempo. Desde a saída de Carlos Alberto Reis, que ocupou a posição até a edição passada, a Revista UFO passou a procurar o melhor nome para substituí-lo em meio à constelação de bons ufólogos que a Equipe UFO possui – e mesmo fora dela. Ser ombudsman de qualquer publicação não é tarefa simples, mas ser de uma revista especializada em Ufologia, tema ainda tão polêmico e pantanoso, é uma missão ainda mais complexa. Por isso, a escolha teria que ser a melhor possível, impecável. E o nome surgiu, enfim, após algumas semanas de busca – Rogério Cintra Chola. Eis o homem para assumir as rédeas da seção mais controversa e explosiva da Revista UFO.
E não poderia ter havido melhor escolha. Nome em ascensão na Ufologia Brasileira, Chola é um de seus mais notáveis, criativos e produtivos integrantes. Uma pessoa que trafega com igual desenvoltura e autonomia nos segmentos científicos e holísticos do Fenômeno UFO, e tudo que houver entre eles. Formado em eletrônica e tecnologia da informação, nosso novo ombudsman é presidente do Instituto de Pesquisas Científico-Militares de OVNIs e Fenômenos PSI (IPECOM) e já atua como consultor da revista há vários anos.
São dele matérias altamente instigantes que a revista publicou, entre elas Ashtar Sheran, Um Alien de Olho nos Terrestres, que consumiu quase duas dúzias de páginas entre as edições 85 e 86. Ricamente substanciado com fontes de consulta, o texto é o que de mais sólido já foi escrito sobre esse espinhoso assunto em todos os tempos em nosso país.
Nesta edição, em que inaugura seu novo espaço, Chola também tem um texto publicado a respeito do incrível Caso México, de março de 2004. A ocorrência dominou o noticiário internacional no ano passado e é considerada um dos grandes momentos da história da Ufologia. O episódio está sendo solucionado por uma equipe multinacional de ufólogos com especialidades diversas – da qual Chola é parte. Sua carreira como ombudsman trará surpresas aos leitores. Especialmente porque, ao contrário de seu antecessor – um assumido ex-ufólogo, que ao deixar seu posto, em UFO 107, também declarou abandonar definitivamente a Ufologia –, Chola é um ufólogo em plena atividade. Tal circunstância deverá promover uma mudança muito importante na trajetória da publicação, que já teve uma melhoria substancial através do trabalho de nosso primeiro ombudsman, Reis, agora ampliada com o ingresso de nosso novo colunista.