PRÉ-VENDA
Ad image

Edição 105 – ESPAÇO DO OMBUDSMAN

Em Defesa dos Leitores

Equipe UFO

por Carlos A. Reis

Ufólogo, Ser ou Não Ser

Foi com surpresa e alegria que, após ter folheado por diversas vezes a edição passada da Revista Ufo, constatei não haver erros relevantes a comentar. O esmero no tratamento visual é algo que nos agrada, e por isso meus parabéns às equipes de arte e da redação, que têm dado mostras de muito cuidado na finalização da publicação – mesmo considerando a diminuição do número de páginas, este sim um fato a lamentar. E já que estou com espírito de Natal antecipado, embora fuja do âmbito deste espaço, devo reconhecer que o serviço de atendimento de Ufo – responsável pelas vendas de exemplares, camisetas, bonés, DVDs etc – mostrou eficiência ao enviar rapidamente duas aquisições feitas em tempos distintos e para cidades distantes, o que também revela atenção para com o leitor.

Ad image

Assim, sobrou espaço para assuntos mais importantes a comentar – e importante mesmo foi a matéria assinada por Laura Elias e Vanderlei D’Agostino, Ufólogo – O Maior Mistério da Ufologia. Esse foi um dos melhores textos que já li nos últimos tempos. Com um enfoque seguro e bem conduzido até o final, os autores deram demonstração de lucidez, conhecimento, pesquisa e cultura numa abordagem impecável. Usar como referência Joseph Campbell e Jung, e todo o arsenal da mitologia e da psicologia, para um assunto espinhoso como esse não é para qualquer um. Provavelmente responderam à leitora Gabriela Silva, e a outros interessados, o que é preciso para se tornar um ufólogo. Chamou particularmente atenção a citação do psicólogo Klein no primeiro parágrafo, à página 19. Recomenda-se uma profunda reflexão de todos e aos ufólogos em particular.

UFO Especial

Falando em reflexão, aproveito para recomendar também a leitura de duas outras matérias, essas da edição Ufo Especial 29, que comento aqui ampliando um pouco o raio de ação desta coluna. Uma é assinada pelo advogado e pesquisador Ubirajara F. Rodrigues, de Varginha (MG), A Realidade Bem Objetiva de um Mito, que contou com a participação do médico paulista Luciano Stancka. Ambos deram um banho de competência e objetividade ao abordar questões extremamente polêmicas e invariavelmente muito mal compreendidas, principalmente pelos próprios ufólogos – a hipnose. A outra matéria vem na seqüência: A Ufologia Oferece uma Nova Realidade, de Elaine Villela, que mostrou qualidade com sensibilidade em sua visão pessoal do assunto.

De volta à edição 104, Novos Enigmas Investigados no Planeta Vermelho, de Pepe Chaves, em contrapartida à matéria de Laura e D’Agostino, deixa muito a desejar – sugerindo, através de fotografias que mostram objetos, formas e sinais estranhos, que Marte é ou foi habitado. Isso demonstra inexperiência e incapacidade de análise para um assunto não pertinente ao seu campo profissional. Já foi assim no passado quando da exploração da Lua, depois com as primeiras fotos de Marte e agora com essas mais recentes. Como escrevi aqui mesmo em edição anterior, dentro em breve teremos “impressionantes revelações” sobre Júpiter, Saturno, Urano…

Por outro lado, a reportagem Estranho Esqueleto Causa Polêmica, assinada por Paulo Nogueira, dá a entender que há controvérsias em torno da procedência da ossada exposta por um museu em Uberaba. A palavra de especialistas no ramo, um deles não por acaso o mesmo doutor Stancka, põe um ponto final nessa história. A polêmica, portanto, não tem fundamento. Já a entrevista com o pesquisador paranaense Carlos Machado está boa de um modo geral, mas mostrou pontos conflitantes em algumas respostas, que confundiram mais do que esclareceram. Ao responder a terceira questão, ele afirmou que “a Ufologia estuda (…) incluindo extraterrestres, caso eles realmente existam”. Por essa resposta, Machado se coloca cautelosamente diante da possibilidade da existência destes seres, o que é sensato e lógico. Porém, ao responder sobre o ranking do Brasil em avistamento, ele se contradiz afirmando que “somos constantemente visitados pelos tripulantes destes veículos”.

Aos leitores que me cobram a matéria sobre Dino Kraspedon, anunciada há algum tempo, informo que a mesma já está na editoria da revista, prevista para janeiro. Vamos aguardar. E quero aqui fazer justiça ao consultor Paulo Werner, que durante 18 meses realizou um intenso e minucioso levantamento de todas as matérias publicadas pela Revista Ufo em seus 20 anos de existência, elaborando a partir daí um índice geral de muita valia para pesquisadores, estudantes e interessados no assunto. Maiores informações no site www.cipfani.com.br.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe