Ad imageAd image

Edição 10 – BIBLIOTECA UFOLÓGICA

...

Equipe UFO

Livros

Observação: Os livros comentados nesta seção f oram examinados peto Conselho Editorial da Revista UFO e considerados relevantes para a difusão do assunto. Não aceitamos pagamento por este serviço, quer a partir de autores, quer de editoras. Por outro lado, agradecemos o envio de novas obras para serem examinadas e referidas neste espaço. Da mesma forma, somos abertos à publicação de resumos de livros nacionais ou não, escritos por nossos leitores. Em cada caso, material deve ser encaminhado a/c Redação de UFO, Caixa Postal 2182, 79021 Campo Grande (MS).

Ad image

• UFOs; Contatos Africanos, de Cynthia Hind (Livraria Francisco Alves Editora. Rio de Janeiro. 1987)

Cynthia é uma das mais ativas ufólogas do mundo – e, sem dúvidas, a mais ativa ufóloga do Continente Africano. Já esteve no Brasil duas vezes, uma em 83 e outra em 88, em ambos os casos para participar da série de “Congressos Internacionais de Ufologia” que eram realizados aqui. Seu livro, tradução (feita por Irene Granchi) do UFOs: African Encounters, é uma das pouquíssimas fontes de referência que temos sobre a movimentada casuística ufológica da África, em especial dos países do sul, onde Cynthia desenvolve suas atividades. Radicada no Zimbábue (antiga Rodésia) há 3 décadas, esta escritora inglesa tem como características principais um grande esforço em suas investigações e uma sólida metodologia de trabalho. O leitor poderá constatar isso facilmente em sua obra: cada caso apresentado é descrito com grande minúcia, e somente após ter sido exaustivamente checado – o que não deve ser fácil, considerando-se as inevitáveis dificuldades dc locomoção, comunicação c acomodação nos países africanos. Cynthia desenvolve suas pesquisas principalmente no Zimbábue, na Namíbia, no Zaire, Moçambique e na conturbada África do Sul. Seu livro apresenta um conjunto dos principais casos nestes países, desde ondas e “flaps” de UFOs até ocorrências de “contatados”, tais como Elizabeth Klarer. Mas, o ponto alto do livro é mostrar que ver UFOs não é privilégio de brancos, assim como ser perseguido e até maltratado por seus tripulantes não é “coisa de preto”. Na África, assim como em todo o mundo, brancos e pretos estão igualmente sujeitos a terem suas vidas abaladas pelo Fenômeno UFO.

• Le monde Étrange des contactés, de Jimmy Guieu (Edições Pierre Belfond, Paris, 1986)

Jimmy Guieu dispensa comentários: é um dos mais antigos e renomados ufólogos da França, da Europa e até do mundo, tendo publicado dezenas de obras ufológicas, entre elas as famosas “Les Soucoupes volants viennent d\’un autre monde” (Os discos voadores vêm de outro mundo, publicado cm 1954) e “Black-out surles soucoupes volanta” (Blecaute sobre os discos voadores, editado dois anos mais tarde, em 1956), ambos best-sellers e excelentes produções, lançadas nos primórdios da Ufologia. Agora, Guieu nos apresenta um livro especializado na questão mais delicada da Ufologia. que ele conhece muito bem, por sinal: os chamados “contatados”. Estão nessa categoria aqueles sujeitos que afirmam que mantiveram e/ou mantém (nesse último caso, no presente) contatos com ETs. Como se sabe, existem mais de 10 mil casos conhecidos de observações e contatos com ETs até hoje (e quantos desconhecidos?). São casos pesquisados, analisados e comprovados. Mas, a segunda categoria de contatados – a que afirma manter contato constante com ETs – diz respeito à uma classe cada vez mais populosa em todo o mundo (em especial no Brasil) de pessoas que se julgam “o elo terrestre de civilizações avançadas do Universo”. É desnecessário dizer que este é o campo mais fértil da Ufologia, onde encontramos as maiores revelações e as maiores decepções (fraudes)… Guieu analisa alguns dos mais célebres casos da atualidade e lança uma questão no ar, apresentada inclusive no IV Congresso Internacional de Ufologia, no Rio de Janeiro (88): os extraterrestres representam uma ameaça ou uma esperança ao povo terrestre?. O leitor deve saber julgar, pois ao ufólogo e autor coube todo o trabalho de apresentar a questão (seu endereço é: Institut Mondial des Sciences Avancées, 6, rue Paulin-Guerin, F-8300)

• UFO, Contact from the Pleiades – A Supplementary lnvestipation Report, de Ten-Cel. Wendelle C. Stevens (UFO Photo Archives, EUA, 1989)

Este é mais um livro sobre o controverso Caso Meier – e mais um livro do escritor e editor Stevens, que já publicou quase 2 dúzias. Mas, no que diz respeito ao Caso Meier, traz pouca luz às discussões, por vez que o livro – como quase todos os outros lançados sobre o caso – apresenta fartos debates e narrativas, mas muito pouca evidência. Tem seu ponto alto, no entanto, em apresentar algumas narrativas novas, além de algumas fotografias inéditas. Como se sabe, Meier afirma continuar a manter, em ritmo ininterrupto, contato com habitantes de um planeta em torno das Pleiades, conjunto estelar não muito distante da Terra. Segundo o “contatado”, tais observações e pousos das naves pleidianas já se manifestam desde o começo dos anos 70. Ao longo de todos esses anos, no entanto, Meier tem apresentado, para provar suas afirmações, exclusivamente fotos e filmes de uma beleza suspeitíssima. O conjunto do caso já gerou dezenas de livros, vários vídeos e fervorosas discussões entre os pesquisadores -parte expressiva da comunidade ufológica internacional não aceita o caso, mas, curiosamente, existem grandes pesquisadores ao seu lado (Editor: os vídeos de Meier, em número de 3, podem ser obtidos através do encarte nas páginas centrais desta edição. Stevens tem grande parcela de “responsabilidade” nestas discussões pois, sozinho, já publicou quase uma dezena de luxuosos livros sobre Meier, o que atesta pelo menos uma coisa: apesar de controverso, o assunto é bem lucrativo. Para os maiores interessados, fornecemos alguns endereços úteis, Primeiro, Stevens pode ser contatado através do UFO Photo Archives: P. O. Box 17206, Tucson. AZ 85710. EstadosUnidos. Segundo, Eduard “Billy” Meier atende através dos grupos de “seguidores” que se formaram em torno de seu caso, alguns dos quais são o “Freie Interessengemeinshaft of Hinterschimidruti” e o mais conhecido (e detentor dos direitos autorais das fotos e filmes de Meier) “Semjase Silver Star Center”, cujo endereço é: 8495. Hinterschimidruti – ZH. Suíça (Observação: Semjase é o nome da fêmea extraterrestre que teria contatado Meier).

TÓPICO(S):
Compartilhe