A EADS Defence e Security realizou recentemente uma série de quatro vôos de ensaio com o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) experimental Barracuda. Os testes foram realizados na Base Aérea de Goose Bay, no Canadá, e considerados bem sucedidos, não sendo verificado qualquer problema significativo nos sistemas da aeronave. Como parte dos ensaios, a EADS DeS experimentou os sistemas Sense e Avoid (sistemas de navegação automática), automático de taxiamento no solo, uma nova antena integrada à estrutura do veículo, e sistema de detecção de alvos através de análise de imagens.
Na campanha de provas, o VANT, impulsionado por um motor a reação, voou com total autonomia seguindo perfis de navegação previamente programados, incluindo a etapa de taxiamento no solo. Durante as quatro operações de decolagem e aterrissagem, o Barracuda voou um total de duas horas e 40 minutos, acumulando desta maneira mais de quatro horas e 15 minutos entre 2009 e 2010. Segundo a EADS DeS, a estação de terra desempenhou um papel fundamentalmente de supervisão dos vôos do demonstrador com a finalidade de garantir a segurança dos testes.
Um dos experimentos realizados com a intervenção da estação terrestre foi a operação do sistema de imageamento EO/IR Zeiss, explorando-se na ocasião os distintos modos operativos do equipamento, ângulos de visibilidade e recepção de dados colhidos.
Os testes também permitiram experiências práticas no que se refere a interoperabilidade de sistemas aéreos não tripulados [UAS, sigla em inglês] em operações NEC (Network-Centric – Centralizadas em Rede) segundo os mais recentes critérios adotados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), bem como em missões autônomas em combinação com outros sistemas.