Precisamente durante a realização da 1ª Cúpula Ufológica Mundial [Cumbre Mundial Ovni], na Cidade do México, o local onde se realizavam os trabalhos foi sobrevoado por uma das típicas flotillas mexicanas. Mais de 20 objetos voadores não identificados foram captados por inúmeras câmeras de vídeo, em alguns casos com generosa clareza. Na interpretação de alguns estudiosos presentes ao evento, os extraterrestres queriam se manifestar e se dar a conhecerem. “Era como se desejassem deixar-nos uma mensagem bem clara: ‘vocês não estão sós no universo’”, disse o pesquisador Pedro Ávila.
Um dos conferencistas presentes na Cúpula e que testemunhou o avistamento da esquadrilha de UFOs foi justamente o contatado italiano Antonio Urzi, que, em companhia de sua esposa e do investigador e também conferencista Pier Giorgio Caria, filmou o sobrevôo. Desde que chegou ao México para o evento, Urzi, que registra discos voadores habitualmente em seu país [Veja texto principal], não deixou de fitar o céu em busca de objetos fugidios ao olho humano. E foi brindado com o espantoso avistamento, no sábado e domingo, 20 e 21 de março, quando conseguiu, junto dos Vigilantes do Céu mexicanos, obter vídeos dos artefatos com diferentes câmeras.
Em entrevista para o jornal El Gráfico, Antonio Urzi revelou detalhes das sensações que experimenta antes do surgimento de um UFO: “Sinto falta de ar e dor de cabeça, o que interpreto como uma advertência de que esses seres se encontram perto de mim. Da mesma forma, sinto um formigamento no plexo solar, seguido da idéia de uma data, uma hora e um lugar onde as naves se manifestarão. Por último, tenho uma sensação muito estranha no estômago e depois extremo cansaço”.
Formigamento e nervosismo
O italiano mencionou que os sintomas não são tão comuns, uma vez que podem se passar vários meses sem que ocorra algo estranho, ou transcorrer várias semanas em que diariamente apresente o formigamento e o nervosismo, que refletem os sinais de um novo avistamento.
Não são poucos os grandes eventos de Ufologia que se realizam mundo afora, inclusive no Brasil, onde há observação simultânea de fatos inusitados no céu — que, pelo menos em alguns casos, após análises das filmagens, resultam ser naves alienígenas. Um recordista destes acontecimentos é o International UFO Conference and Film Festival [Conferência e Festival Internacional de Filmes Ufológicos], que ocorre todos os anos em Nevada, nos Estados Unidos. Em várias de suas edições, objetos claros e estruturados foram filmados sobre o deserto, como se realmente quisessem se exibir para os presentes. “Uma demonstração de que estão atentos ao que fazemos ali”, disse Bob Brown, organizador do conclave.