PRÉ-VENDA
Ad image

Documentos liberados mostram o disco voador norte-americano

Equipe UFO

010919695a0d724dc5f139e021525a2c1527509234

O projeto previa um desempenho superior ao de aeronaves convencionais, nunca concretizado
Créditos: National Archives

Recentemente foram liberados documentos antes classificados a respeito de um projeto secreto norte-americano datado de 1956. Os papéis, intitulados Project 1794, Final Development Summary Report (Projeto 1794, Sumário do Informe do Desenvolvimento Final), descrevem uma aeronave supersônica em forma de disco voador.

Ad image

O veículo, movido por turbinas a jato, seria capaz de pouso e decolagem verticais, pairar a baixa altitude e atingir velocidades supersônicas da ordem de Mach 4 (aproximadamente 4.600 km/h). O disco também deveria subir até uma altitude de 30 km, e esse nível de performance deixaria para trás até mesmo o conhecido Lockheed SR-71 Blackbird, a aeronave conhecida que voa mais rápido e alto.

Uma empresa canadense foi contratada para produzir um protótipo em pequena escala, chamado Avrocar. Contudo, depressa ficou evidente que o veículo era instável demais, não conseguindo voar acima de poucos centímetros de altura. Para piorar, nunca conseguiu voar mais depressa que 56 km/h.

Testes em túneis de vento comprovaram que o veículo jamais poderia atingir as especificações e o desempenho propostos no documento. Ao menos, a propulsão a jato era totalmente inadequada para aeronaves em forma de disco, e logo os projetistas conseguiram atingir essas metas com aeronaves mais próximas ao convencional.

crédito: U.S. Air Force

O Avrocar no Museu Nacional da Força Aérea Norte-Americana

O Avrocar no Museu Nacional da Força Aérea Norte-Americana

Confira os documentos liberados

Veja uma galeria com os projetos de discos voadores norte-americanos

Visite o site dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos

Assista a um vídeo do Avrocar

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs

DVD: Revelando os Segredos da Área 51

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe