Aeroporto militar de Slupsk, Polônia, 6 de julho de 1983 as 11:26. O radar localizou um objeto não identificado invadindo o espaço aéreo polonês. Rapidamente um alerta foi dado e em minutos o capitão Praszczalek estava decolando para interceptá-lo. Após alguns minutos no céu, o capitão Praszczalek entrou em contato com a torre de comando:
\”Eu posso ver o alvo. Ele tem cor de aço e gira em seu próprio eixo. Ele se movimenta como um bumerangue. Não existem símbolos conhecidos”, disse Praszczalek.
O relato deixou o comando no aeroporto muito preocupado. Foi decidido que o Comando Geral da Força Aérea em Varsóvia deveria ser informado sobre a situação. Vinte minutos depois chegou a ordem do Comando: Derrubar o UFO! Entretanto, quando foi passada a ordem, o capitão Praszczalek disse: “o objeto fez uma curva impossível de se fazer e desapareceu”.
Nos minutos seguintes o caos reinou na torre de controle e nos radares militares. Os operadores começaram a relatar o aparecimento de centenas de sinais desconhecidos em suas telas. Por mais de 10 horas aeronaves militares vasculharam todo o espaço aéreo polonês, mas não encontraram nenhum objeto.
No dia seguinte foi aberta uma investigação pela força aérea polonesa, mas as conclusões nunca foram divulgadas.