A meta da Nasa, de realizar cinco lançamentos de ônibus espaciais ao longo de 2007, pode ser ambiciosa demais, afirma o novo diretor do Centro Espacial Kennedy. Ex-gerente do programa dos ônibus espaciais, Bill Parsons afirmou que obstáculos logísticos podem impedir o cumprimento da agenda de lançamentos, previstos para março, junho, setembro, outubro e dezembro. O problema é a capacidade da Nasa de pôr cada uma das três naves remanescentes em condições de voar de novo num intervalo curto, após cada retorno do espaço.
A previsão de cinco lançamentos para este ano é a mais ambiciosa desde 2002, ano em que ocorreram cinco vôos. Todos os lançamentos de ônibus espaciais previstos para este ano têm como objetivo completar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), que tem de ficar pronta até 2010, quando o programa dos ônibus espaciais será encerrado.
“Sei que há três vôos que, acreditamos, podemos executar agora mesmo”, disse Parsons. “Os outros dois serão um pouco mais difíceis, para o fim do ano. Um deles pode escorregar para o próximo ano, mas isso não será um grande problema”. Desde o desastre da nave Columbia, em 2003, houve apenas quatro vôos de ônibus espaciais – três deles, em 2006.