Cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) usaram registros coletados pelo telescópio Hubble ao longo de 14 anos para produzir um vídeo que mostra o processo de nascimento de três estrelas. Nas imagens, divulgadas na sexta-feira (02), é possível ver os jatos de gás que elas – localizadas próximo à Nebulosa de Órion – expulsam, com um alto nível de detalhamento.
As emissões são um subproduto da acumulação de gás ao redor das estrelas recém nascidas e se disparam a velocidades superiores a 700 mil km/h em diferentes direções. Os pesquisadores acreditam que o resultado do estudo poderá ajudar a compreender como o nosso Sol se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos.
Segundo o astrônomo Patrick Hartigan, da Universidade Rice, em Houston no Texas, trata-se da primeira vez que é possível observar como os jatos interagem e influenciam a formação do ambiente ao seu redor. “Agora poderemos comparar as observações dos jatos com as simulações feitas em laboratório e verificar quais aspectos nós compreendemos e quais ainda não entendemos corretamente”, disse.
Lançado em abril 1990 a bordo do Discovery na missão STS-31, o telescópio Hubble provocou uma verdadeira revolução nas pesquisas astronômicas e na ciência planetária. Sua missão deve acabar em 2013, quando será substituído pelo telescópio James Webb, mais moderno.
Assista o vídeo publicado, do Space Telescope Science Institute (STScI):
Conheça a promoção excepcional do mês de setembro do Portal UFO: