A ocorrência do Fenômeno UFO já remonta há milhares de anos. Os avistamentos de seres extraterrestres e de suas naves acontecem desde a época em que o homem se comunicava apenas por grunhidos e sons desconexos e relatava suas experiências cotidianas através de desenhos Peitos em cavernas. Encontramos tais gravuras estilizadas espalhadas por todo o planeta, sobretudo nos locais conhecidos como berços de nossa civilização, envoltos em muitos mistérios e incógnitas. Até hoje, os pesquisadores não conseguem explicar completamente como nossos ancestrais poderiam ter construído maravilhas arquitetônicas utilizando aparelhos rudimentares, desprovidos de qualquer tecnologia.
Talvez tivessem recebido ajuda dos céus… Uma explicação palpável é que o homem das cavernas teria sido visitado por seres originários de outros mundos, já que alguns desses desenhos parecem ilustrar claramente essa hipótese.
Dessa maneira, analisamos alguns desenhos encontrados no continente americano e datados da Idade dos Metais. Algumas de nossas conclusões nos levam a admitir, na primeira figura do quadro, a representação de uma nave com três semicírculos inferiores, equivalentes aos tubos de ejeção de gases dos foguetes atuais. No seu centro vemos a fuselagem e, na parte superior, o cone da nave. Em seu corpo há uma linha divisória vertical, que pode ser uma divisão interna, como um compartimento.
O desenho 2 apresenta notável e evidente semelhança a uma antena vertical. O que nos faz supor que o aparelho visto na parte inferior pode ser um receptor ou transmissor de som, imagens etc, contendo dados ou informações que desconhecemos. Se ligarmos as duas linhas laterais inferiores a uma linha imaginária horizontal, teremos um retângulo, semelhante a um rádio ou televisão (o que reforça nossa suposição). Infelizmente, não temos condições de informar qual o tipo de aparelho a que nos referimos.
Podemos admitir duas interpretações para o terceiro desenho: a de ser um artefato técnico – o que fica mais evidente ou a figura estilizada de um ser humanóide. Esse artefato seria uma nave que apresenta no topo algo semelhante a uma antena, com um traço vertical mais longo e vários horizontais (assim como são as atuais antenas de televisão). Em sua parte média, teríamos o corpo da nave (fuselagem). Mas o que mais impressiona é a estrutura retangular de sua fuselagem, que não é a normalmente avistada pelas testemunhas (geralmente os UFOs são descritos como circulares ou ovóides, apesar de haver naves retangulares). Na parte inferior, notamos tripés, o que evidencia apoios para a nave no solo – este detalhe foi declarado por diversas testemunhas de avistamentos, segundo a bibliografia ufológica.
A representação de uma antena em forma de haste, com um longo traço vertical circundado por pequenos círculos, é evidente na quarta ilustração. Há algumas antenas de transmissores que repetem esses círculos em sua configuração básica. Isso nos leva a admitir que possam ser ressonadores (peças de aparelhos usadas atualmente). Vê-se no desenho 5, de maneira clara, a representação esquemática de um átomo, tendo seis elétrons na eletrosfera (representação do átomo de carbono). Ou a representação de uma estrela de seis pontas.
Apesar de não haver, segundo a Arqueologia, referências às civilizações da América Central e do Sul, a época de três mil a.C. situa-se dentro da Idade dos Metais. Nela, usava-se o cobre e o bronze, desenvolveu-se a agricultura, o transporte e se criou a escrita. O homem, por volta de três mil a.C., conseguiu ter em suas mãos todos os fundamentos básicos das modernas culturas, sendo que foi a partir de 600 a.C até o século XIV, que se conheceu a metalurgia e algumas aplicações mecânicas, como roldanas, fulcros, plano inclinado, alavanca etc. Verificamos então que, entre os períodos três mil a.C. e 600 d.C., não havia nenhum artefato que reproduzisse as características ou funções dos aparelhos técnicos que conhecemos e usamos hoje em dia.
Em qual modelo ou fonte o homem da Idade dos Metais se baseou ou se inspirou para produzir desenhos que se assemelhassem, de maneira tão evidente, a componentes técnicos comuns atualmente? Ele viu e observou artefatos que o impressionaram tanto que fizeram com que os gravasse nas paredes das cavernas onde morava. A contar pela época e pelo tipo de aparelho que os desenhos retratam, podemos supor que ele tenha visto extraterrestres, alguns dos recursos alienígenas e também suas naves.