A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que completou nesta sexta-feira 52 anos, demitirá cerca de 1.200 funcionários, em sua maioria vinculados ao programa de naves, que finda dentro de pouco meses, segundo informa o próprio organismo. Na quarta-feira, o Congresso americano aprovou para a agência um orçamento de 19 bilhões de dólares para o novo exercício fiscal, que se inicia hoje e marca o novo rumo que tomará após pôr fim à era das naves, que começou em 1981 e termina no próximo ano.
A vice-administradora da NASA, Lori Garver, disse não acreditar que a aprovação legislativa do novo orçamento tenha muito efeito sobre as demissões programadas para hoje. De fato, ontem foi o último dia em que os empregados demitidos deviam se apresentar a seus postos. O novo orçamento recebeu amplo apoio em ambas as câmaras do Congresso e espera-se que o presidente Barack Obama o promulgue em breve.
A quantidade exata de dinheiro que receberá cada programa da agência será decidido em novembro, no processo de dotações orçamentárias, depois das eleições para a renovação parcial do Senado e total da Câmara de representantes (deputados) no dia 02 de novembro. Calcula-se que o fim do programa das naves levará à eliminação de cerca de 9.000 postos de trabalho na NASA.