“Os UFOs nos sobrevoaram, depois desapareceu uma vila. Todas as notícias estão bloqueadas. As estradas têm barricadas e a de Xianyang está obstruída”. Estas foram as terríveis palavras-chave de um suposto relato, que foi difundido rapidamente pela Internet, recentemente, mas tudo resultou ser um mero boato, segundo investigação do Wuhan Evening.
“Se diz que uma aldeia inteira de Qinling desapareceu após vários UFOs resplandecentes a sobrevoarem e a questão está sendo pesquisada por tropas do Exército. Todas as comunicações estão interrompidas”, era parte do conteúdo de uma notícia da rede em 13 de outubro, que se espalhou velozmente através de outras páginas, sites e blogs, fazendo que se convertesse numa das mais populares nesse dia.
No entanto, quando foram a Xianyang para conhecer mais sobre o evento, encontraram outra realidade. As supostas naves extraterrestres eram, apenas e tão somente, os raios projetados por refletores, na praça Yintai, da cidade. Os departamentos de polícia e do Exército na província de Shaanxi e das montanhas Qinling, incluindo Hanzhong, Ankang, Baoji, Xi\’an e Shanguo foram procurados no dia 14 e também negaram o suposto evento ufológico.
Como surgiu o rumor? – Ainda que se tenha estabelecido a verdadeira natureza dos “UFOs”, os boatos seguiram se espalhando. Após a investigação, os repórteres descobriram que a mensagem e o rumor tiveram sua origem em um usuário comum e corrente de Internet.
Às 14h37 de 11 de outubro, Zhang Lixing mudou sua assinatura [Exatamente, assinaturas com frases ao final, comuns mundialmente] para “Algo raro tem sucedido ao pé da montanha Qin Ling”. Não ocorreria a ninguém que uma oração tão singela, sem conteúdo adicional, seria capaz de desatar um trote de tal magnitude. Às 17h18 de 12 de outubro, um microblog foi atualizado com uma mensagem sobre “o acontecimento estranho de Qinling”, iniciando o equívoco na cidade de Xi\’an.
À 01h30 de 13 de outubro, uma mensagem aparecida em Baidu afirmava: “Se tem dito que uma aldeia inteira desapareceu após ser sobrevoada por vários UFOs e o Exército já vem pesquisando o evento”.
A partir da manhã do mesmo dia, mensagens parecidas começaram a se disseminar. Apresentaram-se muitas versões diferentes, como selvagens, bombas atômicas, serpentes, extraterrestres e até salamandras gigantes. Simultaneamente, conforme se espalhava a fraude, as pessoas lhe agregavam feitos, de sua própria imaginação.
O resultado final, uma simples oração que se converteu em narração pavorosa. Mais uma lição sobre os cuidados que devemos tomar antes de acreditar em rumores virtuais. Assista abaixo um vídeo que foi esparramado junto ao engano: