O rover Curiosity pousou em Marte no último 6 de agosto, com a missão de procurar os blocos de construção da vida na região da imensa Cratera Gale, com 154 km de extensão e 2 bilhões de anos de idade. O robô já se desloca no árido terreno marciano e tudo funciona bem, mas os mistificadores já trataram de descobrir vários elementos estranhos nas imagens enviadas.
Nas primeiras fotos alguns já se alarmaram, vendo um estranho objeto surgir e desaparecer em uma aparente nuvem de fumaça. Infelizmente para os mistificadores, era somente o guindaste aéreo sustentado a foguetes, que depois de depositar o Curiosity no solo em uma complexa operação, afastou-se como previsto para cair a cerca de 600 m do rover.
Outro elemento de estranheza nas imagens do robô aparecem em um vídeo, onde podem ser vistos quatro UFOs no céu marciano. Em um vídeo no You Tube é mostrada a utilização de filtros na tentativa de comprovar que os tais objetos estavam mesmo lá no momento das imagens. Mas uma análise mais acurada comprovou que se trata somente de pixels defeituosos na câmera CCD, um problema que aliás é muito comum nesses instrumentos digitais. Marc D´Antonio, especialista em análise de imagens da MUFON, publicou uma mensagem concordando integralmente com essa constatação. D´Antonio ainda comenta que no céu laranja de Marte esses pixels brancos aparecem destacados, enganando os incautos.
Deve-se ressaltar que seria um extraordinário feito o Curiosity capturar imagens de UFOs nas primeiras imagens após sua chegada a Marte, além de uma imensa coincidência! A falta de vontade da maioria das pessoas em fazer esse simples questionamento é testemunhada pelas 400.000 visualizações de outro vídeo, mostrando aparentes objetos voadores não identificados em Marte, e que obviamente são resultado de montagem via programas de edição.
Outros absurdos surgiros são a presença de um alegado dedo de uma mão, um sapato, um objeto em forma de domo e até uma possível criatura, contudo todas essas anomalias são somente rochas, informação que surge somente com uma análise mais criteriosa das imagens. Bem mais divertidas são as piadas construídas via programas de edição de imagens, tais como um navio viking evidentemente brincando com a Missão Viking que pousou dois módulos no planeta em 1976, uma passeata de “militantes marcianos”, e imagens do terrível Alien da série cinematográfica homônima ameaçando o inocente Curiosity. Marvin o Marciano, personagem do desenho do Pernalonga, e a Tardis, a nave do Doutor na série Doctor Who, também recepcionaram o Curiosity em Marte.
O alerta, como sempre, precisa ser dado: nunca confie integralmente no que é publicado como se fosse uma revelação sensacional. Cheque as fontes, procure em veículos confiáveis, e jamais se deixe levar pelos conspiracionistas e mistificadores em busca de seus quinze minutos de fama.
Confira uma galeria com as fotos das supostas anomalias