O legado de Claudeir Covo para a Ufologia Brasileira é absolutamente inestimável. Lamentavelmente falecido em 05 de maio de 2012, o pesquisador influenciou gerações de ufólogos, que escolheram iniciar um trabalho na Ufologia inspirado em seu exemplo de seriedade, racionalidade e excepcional trato científico da questão ufológica. Mesmo hoje, passados mais de três anos, o nome de Covo continua a ser lembrado por leigos no assunto, quando se fala em pesquisa de discos voadores.
Não houve assunto na Ufologia que Claudeir não explorasse, deixando sempre a marca do extraordinário e dedicado pesquisador que era. Jamais teve qualquer inibição em tratar episódios considerados consagrados, como quando revisitou o Caso Barra da Tijuca, publicado na revista O Cruzeiro, em 17 de maio de 1952. Visitando décadas depois a região no mesmo dia do ano em que as fotos do suposto UFO foram obtidas, comprovou além de qualquer dúvida que infelizmente, como dizia, a história da Ufologia brasileira havia começado com uma fraude. Com o comprovado método científico, deixou claro que o suposto disco voador das fotos publicadas na revista O Cruzeiro não passava de um modelo, com as sombras incoerentes que exibia, evidenciando se tratar de uma montagem.
Claudeir nunca se furtou de uma das grandes responsabilidades do ufólogo: denunciar implacavelmente as fraudes e os falsificadores que, infelizmente, continuam a infestar a pesquisa ufológica. Quando a Ufologia foi invadida por filmagens do que se dizia estranhos seres chamados de rods, ele novamente realizou uma pesquisa metódica e científica, em uma casa de campo de sua propriedade. O resultado: fotos idênticas àquelas apontadas pelos defensores dos rods como genuínas, mas que na verdade eram de insetos. Até mesmo uma contraprova o grande professor da Ufologia Brasileira propôs: gravar imagens com a utilização de uma câmera filmadora normal e outra de alta velocidade para flagrar os pretensos rods. Anos depois o canal History Channel fez exatamente isso, em um dos episódios da série Monsterquest (confira vídeo abaixo), descobrindo o que Claudeir, sem qualquer surpresa para quem o conhecia, já sabia: os rods não passam de insetos.
EXEMPLO DE SERIEDADE CELEBRADO PELA UFOLOGIA BRASILEIRA
Na segunda metade dos anos 90, fizeram incrível sucesso as reuniões organizadas por Claudeir em uma ampla casa na zona sul de São Paulo, sempre dentro das atividades de seu grupo Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA). Em uma época quando a internet ainda não estava muito disseminada, essas reuniões, sempre na última sexta-feira do mês, eram concorridíssimas. Todos quantos tiveram o privilégio de participar destas puderam conferir em primeira-mão algumas das maiores novidades da então efervescente Ufologia Brasileira, com Claudeir apresentando informações recém obtidas sobre o Caso Varginha, a Operação Prato e muitas outras ocorrências. Foi em uma dessas reuniões que pela primeira vez foi exibido em público o extraordinário filme da sonda de Capão Redondo, um caso magistralmente pesquisado por Claudeir e por Ricardo Varela, seu amigo e parceiro de longos anos de pesquisa.
Claudeir Covo participou da pesquisa dos mais importantes casos da Ufologia Brasileira, como a Noite Oficial dos UFOs no Brasil, o Caso Varginha, e muitos outros. Por sinal o nome Noite Oficial para os extraordinários eventos de 19 e 20 de maio de 1986 foi criação dele. Além disso, o pequeno texto descrevendo essa importantíssima parte da história da Ufologia Brasileira no documento Melhor Evidência Disponível, elaborado nos anos 90, foi baseado em um artigo de Claudeir a respeito. Por isso, para manter sempre vivo esse legado importantíssimo de conhecimento, ética e seriedade na pesquisa científica do Fenômeno UFO sua filha, Cinthya Covo, criou a página Fenômenos Aeroespaciais Claudeir Covo no Facebook. Ali, têm sido publicados regularmente vídeos, textos, reportagens, artigos e muitos outros elementos da incomparável carreira de pesquisas desse grande mestre da Ufologia Brasileira. Com seu profissionalismo, seriedade e intransigente utilização do método científico Claudeir Covo influencia ainda hoje um grande número de ufólogos brasileiros, que prosseguirão sua atuação sempre mirando no seu legado e no seu exemplo inesquecíveis.
Visite a página Fenômenos Aeroespaciais Claudeir Covo
Episódio da série Monsterquest sobre rods
TV INFA – A Filmagem de um OVNI Feito Pela Mikson
Fantástico – Avaliação de especialistas – OVNIs
Aula de Ufologia – Claudeir Covo – 1/4
Programa 3ª Visão – Ufo: Enigma no Céu – 2/2
Luto: a Ufologia Nacional perde Claudeir Covo
O legado de Claudeir Covo à Ufologia
Resgatando a história da Ufologia Brasileira
Análise da sonda de Capão Redondo
O Caso Máscaras de Chumbo Revisado
Caso Varginha comemora 20 anos hoje, mas Exército ainda nega as evidências
A Noite Oficial dos UFOs no Brasil, 30 anos depois
A Noite Oficial dos UFOs no Brasil é destaque na televisão
Saiba mais:
Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 1
Esta é a primeira obra de uma série que visa mostrar a verdade sobre o que se convencionou chamar de Fenômeno UFO, o conjunto de ações de seres extraterrestres em nosso meio ambiente, que só se tornou conhecida graças à abnegada dedicação de homens e mulheres, que há mais de seis décadas investigam este mistério. Este volume contém doze entrevistas com renomados estudiosos teóricos e investigadores de campo do Fenômeno UFO. São eles: Ademar Eugênio de Mello, Antonio Faleiro, Carlos A. Machado, Luciano Stancka, Reginaldo de Athayde, Roberto A. Beck, Alfredo Moacyr Uchoa, Arismaris B. Dias, Claudeir Covo, Marco Antonio Petit, Ricardo Varela e Ubirajara F. Rodrigues.