Coulthart disse que sua fonte no Pentágono confirmou que o objeto caído era na verdade um UFO cilíndrico prateado e não um balão civil como o Biden havia afirmado
Ele disse que o presidente ordenou pessoalmente o abate e que a operação envolveu múltiplas forças, incluindo HC-130, F-16 e helicópteros pretos de outras agências governamentais, provavelmente CIA. O incidente ocorreu a cerca de 13Km da costa congelada do Alasca, e os pilotos enviados para inspecionar o local deram relatos conflitantes sobre o que viram.
“Uma fonte acabou de me contatar confidencialmente para confirmar algo que falei pela primeira vez há um ou dois meses. Conversamos sobre o UAP do Alasca e ele disse definitivamente que o objeto era anômalo”, disse Coulthart. Ele disse que a descrição da operação é “(…) uma citação direta de alguém que tem uma fonte no Pentágono e diz estar 100% certo deste relato.”
Autoridades dos Estados Unidos disseram que o objeto representava uma “ameaça razoável ao tráfego aéreo” e foi abatido por ordem do presidente. Um porta-voz do Pentágono disse que as equipes de resgate coletaram destroços do objeto na superfície do gelo.
No entanto, a busca foi interrompida e as autoridades se recusaram a fornecer uma descrição detalhada do objeto, dizendo apenas que “(…) não era uma aeronave como tal.” Essas declarações causaram indignação entre os americanos. Muitos estão se perguntando por que Biden escondeu a verdade sobre a operação e porque as informações sobre o UFO abatido foram mantidas em segredo.
Especialistas em UFOs estão estudando este caso com grande interesse. Eles esperam que os novos detalhes da operação os ajudem a compreender a natureza e a origem desses objetos misteriosos que continuam a aparecer no céu.