A partir da década de 50, principalmente, começaram a surgir nos Estados Unidos e em outros países pessoas que alegavam ter mantido contatos com extraterrestres. Com o passar dos anos, o número de casos foi se multiplicando e uma clara diferença se materializou. De um lado havia aqueles que declaravam ter sido seqüestrado por tripulantes de naves alienígenas. Muitos deles apresentavam sinais claros de que alguma coisa muito importante tinha acontecido cm suas vidas. Alguns até se recordavam da totalidade de suas vivências, mas somente através de hipnoses regressivas. A maior parte dessas experiências eram traumáticas, gerando até mesmo distúrbios de ordem emocional em seus protagonistas. Estudos mais aprofundados revelaram que algumas destas pessoas tinham sido abduzidas várias vezes, sem que tivessem qualquer lembrança de tais contatos físicos.
Já outros diziam simplesmente manter comunicação com seres de outros planetas com a mesma facilidade que encontramos o vizinho da esquina. Para estes não existiam mistérios, porque seus amigos extraterrestres tudo sabiam e lhes informavam. Curiosamente, por mais fantásticas que fossem suas histórias, pareciam conviver com essa “realidade” normalmente. Nascia o movimento contatista que tanto prejuízo iria causar à Ufologia.
Em vários países, dentre eles o Brasil, foram surgindo indivíduos que se apresentam como mensageiros de ETs e salvadores da Humanidade. De imediato, conquistam seguidores, geralmente pessoas carentes de espírito, que procuram um novo sentido para suas vidas. O mais impressionante nisso tudo é o grau de fanatismo dos adeptos, capazes de dar a vida por seus “mestres”. Entretanto, ao contrário do que era de se esperar, esses “amigos” de aliens até hoje não conseguem mostrar evidências de seus supostos contatos. Quando questionados sobre tal realidade, limitam-se apenas a declarar que não necessitam dar provas de suas experiências, pois o que importa são as mensagens. Porém, existem “contatados” que chegaram a fraudar fotografias em busca da comprovação de seus inusitados encontros.
Esses falsos profetas acabam por denegrir a pesquisa ufológica, pois passam uma idéia absurda sobre o Fenômeno UFO. Portanto, faz-se necessária uma atitude de denúncia contra eles. Há não muito tempo, um grupo de fanáticos se suicidou com a intenção de encontrar ETs que supostamente viajavam numa nave que acompanhava o cometa Hale-Bopp. Que esse caso sirva de alerta. É hora de separarmos os verdadeiros abduzidos dos falsos contatados.