Na tentativa de integrar e melhor aproveitar os mais importantes talentos da Ufologia Brasileira, o Conselho Editorial de UFO passa por novas alterações. São importantes aquisições que vêm somar-se à iniciativa de pesquisa e divulgação ufológica que mais cresce em todo o planeta.
A cada dia engrossa mais o time de consultores de UFO. Entre eles estão Vilmar Horlandi, de Santa Catarina, Denilson de Andrade Lima, do Rio de Janeiro, e Jair Soares Rocha Jr., do Mato Grosso do Sul. Todos têm contribuído consideravelmente com a Ufologia. Vilmar, coordenador do Grupo Ufológico de Joinville (GUJ), publicou seu primeiro artigo em UFO 53 e é, hoje, um dos principais ufólogos de seu Estado.
Jair, autor de um artigo à página 34 desta edição, é presidente do Arquivo UFO, aqui de Campo Grande, e tem se destacado por adotar, junto a seu grupo, uma conduta bastante séria em suas pesquisas, combatendo mistificações na área. Denilson, que os leitores conhecerão a partir desta edição, é parceiro de nosso co-editor Marco Antonio Petit nas operações de pesquisa na região da Serrada Beleza, oeste do Rio de Janeiro. É Petit quem o apresenta:
“Tive a satisfação de conhecer Denilson em 1987, em Santa Isabel do Rio Preto (RJ). Nesta época ele já se interessava por Ufologia e em pouco tempo tornou-se um competente pesquisador, participando das investigações e vigílias realizadas pela Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU). Realizamos juntos centenas de pesquisas de campo e em várias delas tivemos a oportunidade de observar e fotografar os UFOs.
“Após meu retorno para o Rio de Janeiro, em 1991, Denilson passou a ser o responsável pelo acompanhamento dos fenômenos na região. Além de profundo conhecedor dos acontecimentos na Serra da Beleza, estuda Astronomia e foi indicado para ser representante da Mutual UFO Network (MUFON) em Santa Isabel. Agora, passa também a ser um dos consultores de UFO. Esta é a maneira mais sincera de reconhecer tudo o que esse pesquisador já fez pela Ufologia Brasileira”, conclui o ufólogo Marco Petit.
Também do Rio de Janeiro temos a satisfação de dar boas vindas à artista plástica Chica Granchi, atual presidente do Centro de Investigações Sobre a Natureza dos Extraterrestres (CISNE), uma das principais entidades ufológicas do Brasil, fundada por sua mãe, a pioneira Irene Granchi.
Mas as adesões não param aí. Dois grandes nomes da Ufologia Brasileira também passam a colaborar com UFO. São eles o doutor Max Berezowski e o comendador Rafael Durá, respectivamente da Associação de Pesquisas Exológicas (APEX) e do Centro de Investigaciones de Objetos Volantes Extraterrestres (CIOVE). Ambos têm suas atividades intimamente ligadas à trajetória de nossa Ufologia.
Berezowski comandou a APEX em seus tempos áureos, promovendo eventos e atividades que alavancaram a pesquisa ufológica ao ponto onde se encontra hoje. Já o comendador Durá – que foi o primeiro assinante de nossas publicações, em 1985 – é responsável por brilhantes investigações de casos ufológicos de vários graus. Espanhol de Valência, é autor do livro Ufologia: Torre de Babel Reativada.
Por fim, outro novo consultor é o coronel Uyrangê Soares de Hollanda. Foi ele quem estruturou e comandou a polêmica Operação Prato. E é ele quem, hoje – exatos 20 anos após a missão na Amazônia -, resolveu quebrar o sigilo e vir a público, através de UFO, mostrar pesquisas ufológicas feitas por militares nas décadas passadas. Uyrangê, assim como os demais novos consultores, a partir deste mês, são exemplos de pessoas cujo trabalho íntegro e persistente só engrandece a Ufologia Brasileira! Sejam todos bem vindos.
Há também alterações em nossas representações estrangeiras. Na Finlândia, nosso representante passa a ser o médico ortopedista Timo Koskeniemmi, que substitui Juhan Grann. Na Rússia, Boris Chourinov passará a ocupar o lugar que antes era de Valery Ouvarov, por ter profundas ligações com segmentos governamentais, científicos e militares da ex-União Soviética.
Também estão excluídos de nosso Conselho Editorial, os irmãos Eduardo e Oswaldo Mondini, além de Rogério Porto Breier. Relembramos, conforme o editorial publicado na UFO Especial 19, a adesão dos ufólogos Jamil Vila Nova, um dos mais geniais desenhistas de temas ufológicos do Brasil, e Orlando de Souza Barbosa Júnior, destacado pesquisador carioca.