Nesta quarta-feira (13), o Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos EUA realizará nova audiência sobre UFOs. Intitulada “Fenômenos Anômalos Não Identificados: Expondo a Verdade”, o evento será realizado às 13h30 (horário de Brasília).
Esta é a segunda audiência do Congresso dos EUA que o Congresso organizou para “revelar ainda mais os programas secretos de pesquisa de UAPs/UFOs conduzidos pelo governo dos EUA e as descobertas não divulgadas que eles produziram”, de acordo com uma declaração da Câmara.
A audiência examinará as rígidas políticas de classificação do Departamento de Defesa dos EUA quando se trata de UAPs/UFOs e tópicos relacionados, e explorará maneiras de “garantir que o público americano esteja mais bem informado sobre este tópico”.
Esta será uma audiência conjunta, liderada pelos parlamentares Nancy Mace (RS.C.) e Glenn Grothman (R-Wis.), que afirmam que “o povo americano está cansado da ofuscação e da recusa em divulgar informações pelo governo federal”, de acordo com a declaração da Câmara.
“Os americanos merecem entender o que o governo aprendeu sobre avistamentos de UAPs e a natureza de quaisquer ameaças potenciais que esses fenômenos representam. Só podemos garantir esse entendimento fornecendo transparência consistente e sistêmica. Estamos ansiosos para ouvir testemunhas especialistas sobre maneiras de lançar mais luz e trazer maior responsabilidade a essa questão”, disseram Mace e Grothman na declaração.
Uma das testemunhas será Luis Elizondo, um ex-oficial de contrainteligência condecorado que afirma que o governo dos EUA está escondendo conhecimento sobre UAPs/UFOs, incluindo materiais recuperados de discos voadores que caíram em nosso planeta.
“A campanha de acobertamento e desinformação foi tão bem-sucedida que a maioria dos cientistas nem sabe que os UFOs são reais”, escreveu Elizondo em seu livro de 2024 “Iminent”. O livro também afirma que quatro “corpos não humanos” foram recuperados da queda de um “disco voador” em 1947, em Roswell, EUA, e que “China e Rússia não têm o mesmo estigma e podem empregar seus cientistas para trabalhar neste tópico para eles”.
Elizondo também afirmou ter conhecimento em primeira mão de programas dos EUA que empregam indivíduos com poderes psíquicos para “visualizar remotamente” locais distantes.
Quem também estará presente na audiência é Tim Gallaudet, contra-almirante aposentado da Marinha dos EUA responsável por encontrar e identificar objetos submarinos não identificados (OSNIs). Ele argumenta que “essas anomalias subaquáticas colocam em risco a segurança marítima dos EUA”.
Outros palestrantes na audiência incluem o jornalista Michael Shellenberger, que também afirmou que o governo dos EUA está escondendo programas de recuperação de UFOs acidentados, e o ex-administrador de Política Espacial e Parcerias da NASA, Michael Gold, que é membro da equipe independente de estudo de UAPs da NASA.
De acordo com os comentários do administrador da NASA, Bill Nelson, em setembro de 2024, quando o relatório da equipe foi divulgado, “a principal conclusão do estudo é que há muito mais a aprender. A equipe de estudo independente da NASA não encontrou nenhuma evidência de que os UAPs tenham origem extraterrestre, mas não sabemos o que são esses UAPs”, disse Nelson.
Em 2022, uma audiência pública especial comemorou os 75 anos do Dia Mundial da Ufologia. Na oportunidade, ufólogos como Ademar José Gevaerd, Thiago Ticchetti, Toni Inajar, Jackson Camargo, Gary Heseltine, Robert Salas apresentaram casos nacionais e internacionais, e também cobraram das autoridades a abertura dos arquivos secretos relacionados aos UFOs. Uma nova audiência pública está encaminhada para ocorrer na Câmara dos Deputados, em mais uma iniciativa da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).
Sobre a audiência nos EUA, nos resta aguardar para saber o que será dito e seus desdobramentos.
Quando e onde assistir
Data: 13.11.2024
Hora: 13h30 (horário de Brasília)
Ao vivo: https://www.youtube.com/live/kT2iWKZr0qA?si=sZSj5tgpfi3e1xk9