A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) acaba de ser notificada, no final desta tarde de segunda-feira, que o Ministério da Defesa enviou, dia 06 de setembro, os documentos finais relativos aos anos 2000 ao seu destino, ao Arquivo Nacional. Recebemos a notícia do servidor Pablo, da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG), entretanto, os documentos só poderão ser consultados na próxima quinta-feira, 23 de setembro, tendo em vista que a coordenadora, doutora Vivien Ishaq, responsável pela liberação ao público das pastas ufológicas, não se encontra na COREG, mas na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, retornando à Brasília apenas no final de semana.
De acordo com as respostas dadas pelo Ministro Nelson Jobim à Câmara dos Deputados, através do RIC 4470/2009, solicitado pela CBU ao deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), a data de envio deveria ser até 31 de agosto. As informações chegaram, portanto, com atraso de uma semana. Mas esse detalhe não importa, o foco maioral é que se trata da última liberação de documentos antigos, a qual teoricamente deverá conter tudo sobre UFOs registrados até o fim de 2009, uma vez que o próprio Ministro também informou que “todos os documentos relativos ao assunto foram desclassificados por decurso de prazo”, conforme as respostas ao RIC 4470/2009.
Membros da CBU visitarão a COREG logo na manhã do dia 23, para verificar se o que saiu nesse último lote contém, além de registros ufológicos da última década, mais algum caso faltante das décadas antecedentes, a exemplo do Caso Varginha, já comentado anteriormente. Caso seja confirmada a ausência desse e de outros casos importantes, novas diligências já estão traçadas, visando cobrar mais especificamente junto ao Ministério da Defesa e ao Superior Tribunal Militar, as informações ufológicas cujos prazos de sigilo legal já tenham se esgotado, mas que não foram liberadas nos lotes anteriores. Como tem sido feito desde que as primeiras informações conseguidas pela campanha UFOs: Liberdade de Informação Já foram enviadas à COREG, tão logo a CBU receba as cópias digitais dos anos 2000, o material ficará imediatamente disponível no Portal da Ufologia Brasileira para download.
“Os ufólogos estão motivados e prontos para investigações, pois esse novo pacote de documentos terá um diferencial, pelo fato de serem casos recentes (2000-2009), onde poderemos correr atrás das testemunhas, reabrir ou continuar pesquisas iniciadas, buscando ainda mais dados e informações sobre eles”, disse o presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), Wallacy Albino, que também é consultor da Revista UFO e membro da CBU. Voltaremos a qualquer momento com novidades.
Documentos anteriores disponíveis para baixar: