O programa Conexão Repórter, do SBT, dirigido pelo jornalista Roberto Cabrini, levou ao ar na última quinta-feira (07) o tema OVNIs – Arquivo Secreto, tratando de UFOs, segurança aérea e documentos secretos. Parte das gravações foram rodadas na cidade de Araçatuba, no mês de julho passado, durante a última série de eventos Cosmos, do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE).
O conteúdo foi dividido em quatro partes. Nas duas primeiras, houve participação especial do brigadeiro José Carlos Pereira [Que já esteve no controle do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) e foi entrevistado pela Revista UFO em suas edições 141 e 142], da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e um mini-debate sobre o que escondem os governos com relação ao tema. O brigadeiro Pereira ficou à frente do alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB) por quatro anos. Hoje na reserva, ele ajudou na campanha UFOs: Liberdade de Informação Já a CBU, em pressionar o Governo para liberar os documentos atualmente disponíveis, publicamente, no Arquivo Nacional em Brasília.
Ali esteve representada uma Ufologia histórica, documental e baseada em fatos, onde está a pesquisa e investigação levada adiante desde os anos 40 do século passado, inquestionável e legítima do Fenômeno UFO, que preocupa militares, governos e, sem dúvida, atrai atenção da ciência.
Nos dois últimos blocos, abordou-se o outro lado da “Ufologia” – bem conhecido e abominado dentro da pesquisa científica dos objetos voadores não identificados -, onde encontraram, inclusive, construções de alvenaria supostamente \’arquitetadas\’ por extraterrestres, projetadas para sobreviver ao possível fim do mundo e um alienígena “em pessoa”, com nome de Bilú, mantendo \’contato direto\’ com as pessoas que freqüentam o local. Após a estratégica passagem da equipe de reportagem por um perito em imagens, foi facilmente desvendado o “mistério”, do qual tem participação ativa de uma personagem conhecida de outros carnavais.
Enfim, houve devida exposição e amplo esclarecimento sobre as “Ufologias” existentes e os “ufólogos” envolvidos em cada uma delas. Para complementar, neste domingo passado (10), o programa dominical da Rede Record, Domingo Espetacular, trouxe de forma ainda mais explícita e elucidativa o mesmo conteúdo sobre o pseudo-alienígena, “ET Brasileiro” ou ET Bilu – desde o princípio ironizado por toda a Comunidade Ufológica, que nunca sequer cogitou a possibilidade de algo minimamente sério na história -, para sanar qualquer dúvida restante sobre tal empreendimento de \’contatismo programado\’.
Mesmo sob protestos de 100% da Ufologia idônea, neste sentido tais reportagens tiveram seu papel informativo e, principalmente, de alerta aos incautos sobre as armadilhas que rondam o setor.
Assista abaixo as duas partes iniciais do Conexão Reporter, referentes aos arquivos ufológicos, que de fato merecem a devida atenção. Atente para as perguntas e respostas entre Cabrini e brigadeiro Pereira: