Acabam de sair os resultados do Segundo Grande Concurso Nacional de Ufologia, promovido pela Revista UFO. O evento foi lançado em UFO 66, de agosto, e tinha data de encerramento previsto para 15 de setembro. Seu prazo final foi adiado, no entanto, para 20 de dezembro, em virtude de inúmeras solicitações.
A comissão julgadora dos trabalhos foi composta pelos co-editores Claudeir Covo, Marco Petit, Rafael Cury e Reginaldo de Athayde, além do consultor Alberto Romero. Participaram do Segundo Grande Concurso Nacional de Ufologia cerca de 100 ufólogos amadores e alguns veteranos, em quatro categorias distintas: melhor tese, melhor ilustração, melhor fotografia e melhor vídeo ufológico. Alguns dos concorrentes já participaram da primeira edição do concurso, outros são novatos. O nível técnico da maioria, no entanto, mostrou-se surpreendentemente alto.
As categorias melhor tese e melhor ilustração ufológica foram as únicas que receberam premiação, em virtude dos concorrentes nas demais áreas terem enviado material fora do formato estipulado no regulamento. Nas categorias consideradas, os dois vencedores receberam como prêmio uma viagem de três dias ao Pantanal Sul-Matogrossense, com passagem aérea a partir do Rio ou de São Paulo, hospedagem e meia pensão. Receberam também uma assinatura bienal de UFO e terão seus trabalhos publicados em nossas próximas edições.
Os finalistas em segundo lugar ganharam um pacote com todos os vídeos produzidos pela Revista UFO, incluindo lançamentos, além de assinaturas anuais. E os concorrentes que chegaram em terceiro lugar receberam um pacote com 10 livros ufológicos oferecidos por esta publicação, além de uma assinatura. Os trabalhos desses finalistas também serão publicados em nas próximas edições de UFO.
Melhor tese ufológica
Concorreram nesta categoria matérias inéditas e originais, com temáticas de livre escolha de cada participante. Os quesitos levados em consideração pela comissão julgadora foram: atualidade e originalidade da temática, profundidade da abordagem, objetividade na apresentação, precisão na pesquisa e clareza de raciocínio. Com disputa acirradíssima, nesta categoria participaram cerca de 30 expositores. Eis os resultados:
1° Lugar
Luciano Álvaro de Carvalho Cunha, de Manaus (AM)
Tese: A Geopolítica Aplicada à Ufologia, com nota 8,1
2° Lugar
Fernando Hungria, de Niterói (RJ)
Tese: Muito Além da Realidade, com nota 7,8
3° Lugar
Valter Morandi, de Campinas (SP)
Tese: A Tecnologia dos ETs, com nota 7,2
Melhor ilustração ufológica
Concorreram nesta categoria desenhos originais desenvolvidos pelos próprios participantes. As temáticas foram de livre escolha, assim como as técnicas empregadas, que incluíram grafismo, colagem, uso de computador, aquarela, tinta a óleo, etc. Foram considerados os seguintes quesitos: originalidade da temática, precisão e qualidade gráfica dos desenhos e a fidelidade com o Fenômeno UFO. Eis os resultados:
1° Lugar
Paulo Bach, de São Paulo (SP)
Desenho: Círculos Ingleses, com técnica de pintura em acrílico
2° Lugar
André Luiz Vassilíades, de São Paulo (SP)
Desenho: Contato com ETs, com técnica de desenho em 3D
3° Lugar
Robson E. Trindade Lima, de Brumado (BA)
Desenho: Coisa do Outro Mundo, com óleo sobre cartolina