Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Misteriosos “cometas escuros” podem conter pistas sobre as origens da água da Terra, revela novo estudo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Misteriosos “cometas escuros” podem conter pistas sobre as origens da água da Terra, revela novo estudo
notícias

Misteriosos “cometas escuros” podem conter pistas sobre as origens da água da Terra, revela novo estudo

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan revelou que asteroides misteriosos conhecidos como “cometas escuros” podem carregar gelo, sugerindo que esses objetos podem ter sido um meio de levar água para a Terra há muito tempo.

Ultima atualização: 11 de julho de 2024 18:23
Por
UFO
Envie!
cometa
Um novo estudo sugere que asteroides misteriosos conhecidos como "cometas escuros" provavelmente contêm gelo e podem explicar as origens da água na Terra. Fonte: Getty Images
Envie!

As descobertas sobre cometas escuros, publicadas recentemente no periódico Icarus, abrem novos caminhos para a compreensão das origens da água do nosso planeta e da evolução do sistema solar

“Não sabemos se esses cometas escuros trouxeram água para a Terra. Não podemos dizer isso. Mas podemos dizer que ainda há debate sobre como exatamente a água da Terra chegou aqui”, disse Aster Taylor, um estudante de pós-graduação em astronomia na Universidade de Michigan e principal autor do estudo, em uma declaração. “O trabalho que fizemos mostrou que este é outro caminho para obter gelo de algum lugar no resto do sistema solar para o ambiente da Terra.” 

As origens da água da Terra têm sido um debate científico há muito tempo. Enquanto algumas teorias sugerem que a água foi trazida à Terra por cometas e asteroides, outras propõem que ela estava presente desde a formação do planeta. Este novo estudo adiciona outra camada a este quebra-cabeça complexo ao destacar uma fonte de entrega de água anteriormente não considerada: cometas escuros. 

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Cometas escuros são uma categoria única e misteriosa de corpos celestes que combinam características de asteroides e cometas. Ao contrário de asteroides típicos, que são corpos rochosos orbitando perto do sol, ou cometas, que são corpos gelados com comas visíveis (nuvens de gás e poeira), cometas escuros não exibem comas, mas exibem acelerações não gravitacionais devido à sublimação do gelo. À medida que se aproximam do sol, o gelo dentro deles se transforma diretamente em gás, fazendo com que acelerem ligeiramente. 

Taylor e seus colegas examinaram sete desses cometas escuros e estimaram que entre 0,5% e 60% de todos os objetos próximos à Terra poderiam ser cometas escuros. Pesquisadores usaram modelos dinâmicos para traçar os caminhos desses cometas escuros ao longo de 100.000 anos. Eles descobriram que muitos desses objetos acabaram em suas posições atuais do cinturão principal de asteroides, sugerindo-o como sua origem mais provável.  

Assunto relacionado:  Exposição da NASA é inaugurada na Serra Gaúcha

Um cometa escuro particularmente interessante, o 2003 RM, segue uma órbita elíptica que o leva para perto da Terra, depois para Júpiter e depois de volta, espelhando o caminho de um cometa da família de Júpiter. O estudo também explora porque os cometas escuros são tipicamente pequenos e giram rapidamente. À medida que os cometas escuros entram no sistema solar interno, o gelo dentro deles começa a sublimar, fazendo com que eles acelerem e girem mais rápido. Essa rotação rápida pode levar o objeto a se quebrar em pedaços menores, cada um continuando a perder gelo e girar mais rápido, quebrando-se ainda mais em fragmentos menores. Esse processo resulta nos pequenos cometas escuros de rotação rápida observados hoje. 

cometas
As implicações deste estudo vão além da compreensão da origem da água da Terra. Ele também lança luz sobre a dinâmica de objetos próximos à Terra e sua potencial ameaça ao nosso planeta. Fonte: Getty Images

“Esses pedaços também terão gelo, então eles também girarão cada vez mais rápido até se quebrarem em mais pedaços”, disse Taylor. “Você pode continuar fazendo isso conforme for ficando cada vez menor. O que sugerimos é que a maneira de obter esses objetos pequenos e de rotação rápida é pegar alguns objetos maiores e quebrá-los em pedaços.” Esse processo contínuo de fragmentação e sublimação de gelo implica que os cometas escuros que vemos hoje são remanescentes de corpos gelados maiores do cinturão de asteroides. Essa descoberta apoia a ideia de que o cinturão de asteroides não é apenas uma coleção de objetos secos e rochosos, mas também abriga quantidades significativas de gelo. 

As implicações deste estudo vão além da compreensão da origem da água da Terra. Ele também lança luz sobre a dinâmica de objetos próximos à Terra e sua potencial ameaça ao nosso planeta. Ao estudar cometas escuros, os cientistas podem prever melhor o comportamento de outros objetos próximos à Terra, melhorando nossa capacidade de mitigar impactos potenciais. 

Assunto relacionado:  Após 68 anos, o cometa 13P/Olbers estará próximo da Terra neste dia 20 de julho

A descoberta de cometas escuros também abre novas questões sobre o sistema solar primitivo. Como esses corpos gelados se formaram e qual papel eles desempenharam na evolução dos planetas? Que outros segredos o cinturão de asteroides guarda e como eles podem nos ajudar a entender a história do nosso sistema solar? 

“Achamos que esses objetos vieram do cinturão principal de asteroides interno e/ou externo, e a implicação disso é que esse é outro mecanismo para colocar um pouco de gelo no sistema solar interno”, observou Taylor. “Pode haver mais gelo no cinturão principal interno do que pensávamos. Pode haver mais objetos como esse por aí. Isso pode ser uma fração significativa da população mais próxima. Não sabemos realmente, mas temos muito mais perguntas por causa dessas descobertas.” 

TÓPICO(S):espaçoTerra
VIA:The Debrief
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 16 de out. de 2025 10 28 45
Notícias

A vida inteligente parou de tentar entrar em contato com a Terra?

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
74c96d4f 9f4f 4b61 8562 a4ca105f5ccb
Notícias

Uma distorção misteriosa na borda do Sistema Solar pode indicar a existência de um “Planeta Y” oculto

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up