Na manhã desta quinta-feira, as redes sociais foram tomadas por comentários a respeito de um misterioso clarão no céu, observado na noite do último dia 15 de outubro por diversas pessoas na região Nordeste. Moradores de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte relataram ter avistado um forte clarão luminoso no céu.
O evento, de acordo com astrônomos, foi provocado pela entrada na atmosfera de meteoroides ou bólidos, associados à chuva de meteoros Orionídeas, devido ao fato de parecerem vir da mesma região do céu onde se situa a Constelação de Órion. O Cinturão de Órion, aliás, é formado pelas três estrelas chamadas de Três Marias. Os Orionídeos são restos da passagem do Cometa de Halley, que percorrem a mesma órbita de 76 anos de duração.
A Sociedade Astronômica do Recife emitiu uma nota explicando que a vaporização dos meteoroides, decorrente do atrito com a atmosfera, produz um rastro luminoso de curta duração, além de um rastro ionizado mais duradouro. Objetos maiores podem produzir um efeito similar ao de uma bola de fogo. Provavelmente o objeto responsável pelo evento no Nordeste desintegrou-se por completo antes de atingir o solo, a aproximadamente 60 km de altitude.
FENÔMENO NÃO OFERECE QUALQUER PERIGO
No último 12 de outubro, câmeras da NASA captaram um outro pedaço do Cometa de Halley desintegrando-se sobre o Novo México, nos Estados Unidos. A luminosidade foi visível mesmo diante do brilho da Lua e calcula-se que sua velocidade era de 68 km por segundo, desintegrando-se a 67,9 km da superfície terrestre. Quanto ao Cometa de Halley, após a passagem de 1986, está romando para o afélio, ponto de máxima distância do Sol, que atingirá em 09 de dezembro de 2023. Seu próximo periélio, ponto de máxima aproximação solar, será em 28 de julho de 2061.
Assista a uma reportagem do Bom Dia Paraíba descrevendo o clarão
Meteoro explode no norte da Argentina
Desviar um asteroide pode ser um problema político
Possível origem do meteoro de Chelyabinsk encontrada
Armas nucleares podem salvar a Terra de asteroides
O meteoro, o asteróide e as mistificações
Cometa se aproxima de Marte e será estudado por naves no planeta
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.