Ainda existem dúvidas quanto à autenticidade do filme, mas muitos ufólogos de vários países estão propensos a crer que, de fato, pela primeira vez na história, conseguiu-se filmar a queda de um disco voador. O filme foi recebido pelo jornalista mexicano Jaime Maussán [Consultor da Revista UFO] em visita à Nova Zelândia, em 1996. Apresentado pela primeira vez ao público durante o Segundo Congresso Internacional de Ufologia de Brisbane, na Austrália, em outubro de 1997, o filme despertou atenção de todos os presentes. Mostra, quadro a quadro, o que seria a queda de um objeto luminoso que veio do céu e espatifou-se em algum lugar do que se acredita ser o Deserto do Novo México, no sul dos Estados Unidos, em época desconhecida, mas recente.
Maussán recebeu a fita de uma pessoa que não quis se identificar. Esta lhe informara que fora um terceiro cidadão quem teria obtido o filme, cuja identidade não poderia ser revelada. As cenas são bastante peculiares e incomuns. Quem quer que o tenha obtido, com certeza estava preparado para documentar a queda daquele objeto, já que não existe qualquer sinal de tremor na câmera, mesmo no momento do impacto. “Nem Maussán nem qualquer outro investigador recebeu, até o momento, qualquer detalhe mais claro sobre o filme. Não se sabe que câmera foi usada, nem o filme, nem quando foi feito, nada”, afirmou Graham Birdsall, peso-pesado da Ufologia Britânica que analisou uma cópia da película [Falecido em 2003].
Em sua investigação, Birdsall encontrou uma testemunha que lhe afirmara tratar-se da queda induzida de um modelo em menor escala de um avião secreto norte-americano. “Estamos estudando o caso exaustivamente, mas ninguém quer nos dar informações. Parece que a fita foi ‘plantada’ para estimular nossas investigações”, disse o mexicano Maussán. É possível, porém difícil, determinar a real causa da queda e o que era o objeto acidentado. O certo, entretanto, é que trata-se de um objeto iluminado, em vôo descendente e em alta velocidade. Ao atingir o solo, o objeto é estraçalhado em dezenas de fragmentos igualmente brilhantes e inexplicados. Antes de chocar-se, no entanto, o curioso é que o UFO tenta ganhar altura, mas não consegue, e ainda toca o solo uma ou duas vezes antes de explodir [Veja imagens claras nos documentários em DVD Evidências Incontestáveis, partes 1 a 3, códigos DVD-001 a DVD-003 da coleção Videoteca UFO, no Portal UFO: ufo.com.br].