Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Cientistas da Universidade de Magalhães registram um fenômeno luminoso sem explicações
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Cientistas da Universidade de Magalhães registram um fenômeno luminoso sem explicações
Notícias

Cientistas da Universidade de Magalhães registram um fenômeno luminoso sem explicações

Para grande surpresa e espanto dos pesquisadores do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) da Universidade de Magalhães (UMAG), eles divulgaram imagens da descoberta inesperada feita durante o projeto Public Baselines para as províncias de Magalhães e Terra do Fogo .

Ultima atualização: 21 de agosto de 2025 17:42
Por
C. Andrade CIFE
PorC. Andrade CIFE
Editor do CIFE -Canal Informativo de Fontes/Fenômenos Extraterrestres e Espaciais - Scientific Channel of UFOs Phenomena & Space Research.
Envie!
4026f5a7 215e 43f1 b7d6 b390e4b72d7d
Envie!

Uma de suas armadilhas fotográficas de monitoramento da vida selvagem registrou um fenômeno luminoso incomum , sem precedentes no contexto da pesquisa científica na região.

O recorde foi obtido em meados do verão de 2025, exatamente na madrugada de 21 de janeiro (00h22), 54 quilômetros ao norte de Punta Arenas, momento em que um dos 65 equipamentos implantados entre a Patagônia continental e a Terra do Fogo que monitoram ecossistemas terrestres capturou, em apenas dois segundos, três fotografias que mostravam luzes intensas descendo, com os especialistas descartando que se tratassem de fauna ou fenômenos comuns.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

4c56b7cb 84ee 4770 8185 d81d83f19afc
Sequência da gravação capturada pela armadilha fotográfica UMAG.

“Em uma câmera que estava na borda de um prado bastante distante de qualquer via pública, sem atividade de trilhas anteriores por onde caminham os fazendeiros e focada em direção a um horizonte bastante plano, apareceram algumas luzes que não conseguimos explicar, porque a câmera está “programada” para tirar três fotos simultaneamente quando o sensor é ativado e essas fotos são tiradas em apenas alguns segundos, então naquele micro lapso, essas luzes, que aparentemente parecem distantes – a menos que sejam luzes muito pequenas – se aproximam e permanecem na frente da câmera, ofuscando-a, em um movimento que parece ser para baixo”, explicou o biólogo Alejandro Kusch Schwarzenberg , em conversa com o programa LBP Podcast da UMAG TV.

YouTube player

Para Rodrigo Bravo Garrido , também pesquisador do GEA UMAG , este evento relatado por Kusch representa um acontecimento único: “Fenômenos na Patagônia de fato existiram, há relatos, registros, o que eu sei de história, mas em uma investigação científica e que foi reconhecida mais pelo acadêmico responsável por este projeto ou esta parte do projeto, eu acho que é a primeira vez e algo muito inédito, e também abre uma brecha para entender que, talvez esses fenômenos que foram captados por acaso ou fortuitamente, precisem ser investigados com maior profundidade em algum momento.”

Em consonância com o exposto, o profissional comenta que, em Magallanes, os relatos desse tipo de avistamento já incluíam as chamadas “luzes ruins” ou outros registros orais de povos indígenas, o que reforça a historicidade do fenômeno na região.

Assunto relacionado:  Ex-piloto militar compartilha imagens de seu encontro com UFOs

O Bravo também informou que o caso foi encaminhado à Direção Geral de Aeronáutica Civil (SEFAA) , ao Museu de OVNIs de La Serena e a especialistas em fenômenos aéreos anômalos para análise.

91420338 68d3 42f5 a215 b83a69d30d24

A imagem mostra o local à luz do dia, algumas horas antes da gravação.

Um plasmoide? A perspectiva da ufologia

O pesquisador de OVNIs Freddy Alexis Silva , que examinou tecnicamente as imagens, continua impressionado com a descoberta. “Quando acessamos essas imagens para analisá-las… ‘Uau!’ Foi realmente impressionante, porque é preciso entender que realizamos uma análise de trajetória, uma análise espectrográfica, uma análise de relevo e várias análises de imagem que são realizadas nesses tipos de gravações, e não é tão simples de explicar”, observa ele.

Um ponto particularmente estranho

que ele aponta é a velocidade do movimento. “Quando analisamos a velocidade com que essas luzes se movem em frente à lente da armadilha fotográfica, que acessamos a partir dos arquivos de origem da armadilha fotográfica, ela gira em torno de 947 km/h. Estamos falando de uma velocidade de 0,7 km/h, quase a velocidade do som. Portanto, isso já se enquadra nos registros do que seriam fenômenos aéreos anômalos não identificados: uma FANH.”

Na análise do relatório enviado à UMAG, ele sugeriu que se trataria de um plasmoide , ou seja, uma forma de plasma exótica de curta duração, que segundo ele é amplamente estudada por pesquisadores na Rússia: “Pelas suas características, poderíamos estar diante de um fenômeno aéreo anômalo (FAN) não identificado, provavelmente um plasmoide, e isso, claro, já o torna interessante”, disse.

Silva também destacou que a Patagônia é um cenário privilegiado para esse tipo de avistamento, com uma tradição que remonta a crônicas de exploradores do século XVI e registros orais indígenas em todo o continente.

Assunto relacionado:  A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Patrimônio e valor científico

De La Serena, Cristián Riffo , diretor do museu de OVNIs da cidade, enfatiza que a captura tem grande valor histórico e educativo: “É incomum receber imagens deste tipo de um projeto científico. Essa singularidade lhe confere grande relevância e, sem dúvida, passarão a fazer parte de nossa museografia para que o público entenda o contexto e o rigor com que foram obtidas”, enfatizou.

Além disso, Riffo acrescentou que a câmera utilizada, equipada com visão noturna infravermelha de alta resolução, reforça a validade técnica da descoberta. “Temos um número significativo de eventos ocorridos em diferentes partes do Chile, mas o que eu estava dizendo é que, naturalmente, todas essas imagens fazem parte do que se conhece como fotografias casuais. Muitas delas são de famílias, pessoas em férias, visitando diferentes lugares do Chile e que, por acaso, capturam um fenômeno OVNI. No entanto, este será um registro único, pois não temos outras imagens capturadas por armadilhas fotográficas que estejam de alguma forma relacionadas a esses fenômenos aéreos desconhecidos”, concluiu.

TÓPICO(S):câmeraChilefansfenômenos luminososMagalhãesorbes PatagôniaovnisUFOsuniversidade
FONTES:Umag
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy2
Sad0
Surprise0
PorC. Andrade CIFE
Editor do CIFE -Canal Informativo de Fontes/Fenômenos Extraterrestres e Espaciais - Scientific Channel of UFOs Phenomena & Space Research.

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre
Notícias notícias
IMG 20251015 WA0001
Congressista Tim Burchett relata objeto subaquático do tamanho de um campo de futebol se movendo a 320 km/h
Notícias
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?
Notícias notícias

Categories

Leia também

74c96d4f 9f4f 4b61 8562 a4ca105f5ccb
Notícias

Uma distorção misteriosa na borda do Sistema Solar pode indicar a existência de um “Planeta Y” oculto

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
ChatGPT Image 10 de out. de 2025 11 52 27
Notícias

64 DIAS PARA SE PREPARAR: Alerta urgente de ex-cientista da NASA sobre contato com alienígenas

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 9 de out. de 2025 14 34 49
Notícias

Mistério sobre acidente estranho perto da Área 51 se aprofunda enquanto FBI abre investigação

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
8 minutos de leitura
IMG 20251008 WA0001
Notícias

Bob Lazar revela o que viu dentro do OVNI em S-4

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de out. de 2025 09 18 24
Notíciasnotícias

Obrigado Paiva Netto

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
63c9a36e 35b6 4d8d bf9e afacb58b0353
Notícias

Ex-oficial militar dos EUA afirma que OVNIs foram recuperados durante escavações arqueológicas.

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up