Alguns cientistas estão ansiosos para fazer o primeiro contato com civilizações extraterrestres – se é que existe alguma por aí. Mas Anders Sandberg, ecoando vozes de cientistas como Stephen Hawking, avisa que tentarmos nos comunicar enviando mensagens espaço afora é perigoso demais.
No mês passado, por exemplo, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA publicou ideias em um memorando para transmitir uma “mensagem codificada em binário” que “foi desenvolvida para transmissão a inteligências extraterrestres na Via Láctea”, de acordo com o documento. Mas nem todo mundo está entusiasmado com a ideia de revelar nossa localização galáctica.
Na verdade, alguns especialistas acreditam que é um negócio extremamente arriscado. Anders Sandberg, pesquisador sênior do Future of Humanity Institute (FHI) de Oxford, disse ao jornal britânico The Telegraph: “Embora a chance de a mensagem chegar a uma civilização alienígena seja baixa, ela tem um impacto tão alto que realmente precisa ser levada muito a sério. No entanto, o ‘fator de deboche’ em torno da busca por inteligência extraterrestre significa que muitas pessoas simplesmente se recusam a levar a sério qualquer coisa relacionada a isso, o que é uma pena, porque é algo grande.”
Sandberg comparou essa mensagem a “(…) um cartão postal dizendo: ‘Gostaria que vocês estivessem aqui.’” Toby Ord, colega de Sandberg na FHI, apresentou argumentos semelhantes. Ord sugeriu que seria sensato ter uma “discussão pública” antes de enviar mensagens a alienígenas, apontando que “(…) mesmo o SETI passivo (ouvir mensagens de fora) pode conter perigos, pois a mensagem pode ser projetada para nos emboscar.”
Alguns dos dados do nosso sistema solar e planeta incluídos na nova mensagem do SETI.
Fonte: SETI
“Esses perigos são pequenos, mas mal compreendidos e ainda não bem administrados.” Sandberg e seus colegas estão pedindo discussões públicas antes de transmitir nossa localização para qualquer civilização extraterrestre que possa estar ouvindo. “A principal questão relevante é a proporção de civilizações pacíficas e hostis”, escreveu Ord, conforme citado pelo The Telegraph. “Temos pouca evidência sobre se isso é alto ou baixo, e não há consenso científico. Dado que a desvantagem pode ser muito maior do que a vantagem, isso não me parece uma boa situação para tomar medidas ativas em direção ao contato”, argumentou.
Os cientistas da NASA propuseram que a mensagem fosse transmitida do FAST (telescópio de rádio esférico de abertura de 500m da China) e do Allen Telescope Array, do SETI Institute, no norte da Califórnia. Nenhuma data foi oferecida para a transmissão. Cientistas, incluindo Stephen Hawking, alertaram no passado que essas mensagens podem ser arriscadas. “Só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se transformar em algo que não gostaríamos de encontrar”, disse o professor Hawking, citando a chegada dos europeus às Américas.