O primeiro satélite de prospecção lunar chinês, o Chang´e 1, ficará pronto em fevereiro de 2007, para ser lançado no mesmo ano, segundo o jornal Beijing Daily.
O chefe do programa de investigação lunar, o cientista Ouyang Ziyuan, anunciou que sua equipe conseguiu um progresso notável no desenvolvimento da tecnologia fundamental do projeto, que começou em 2004.
O dispositivo fornecerá imagens em três dimensões da superfície lunar e estudará a concentração e distribuição de 14 elementos úteis no solo da Lua. Além disso, a sonda fará uma varredura do espaço entre a Terra e seu satélite.
O projeto continuará em 2012 com uma série de experimentos a cargo de um veículo não tripulado de seis rodas, e pouco mais de um metro de altura.
O veículo, desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, enviará dados à Terra e será conduzido por controle remoto.
Na terceira e última fase do projeto, que encerrará, segundo o cronograma, em 2017, um módulo extrairá um pedaço da superfície lunar e o trará para a Terra. A Índia também planeja enviar uma sonda à Lua em 2007, a Chandrayaan.
A agência espacial americana, Nasa, prevê um retorno de astronautas à Lua até 2020. O programa de exploração espacial da Agência Espacial Européia (ESA), o Aurora, também prevê novas visitas ao satélite natural da Terra.