Restam pouquíssimas vagas para o maior evento do ano. O VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), com organização da Revista UFO, acontece de 27 a 30 de novembro em Foz do Iguaçu, e os entusiastas da questão ufológica devem se apressar, realizando suas inscrições no site oficial disponibilizado abaixo. Será uma intensa programação, contando com 22 conferencistas de 10 países, onde todas as vertentes da Ufologia estarão representadas.
A casuística que transformou o Brasil em um dos líderes da pesquisa ufológica mundial, como não podia deixar de ser, terá lugar de destaque entre as conferências. Uma das mais importantes será apresentada pelo coeditor da Revista UFO, e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), Francisco Pires de Campos. Diretor e superintendente de várias companhias estatais de São Paulo, e atualmente dedicando-se à criação de projetos alternativos e de baixo impacto ambiental, pesquisa o Fenômeno UFO desde a adolescência. Sua conferência, com o título A Noite Oficial dos UFOs no Brasil e o Futuro da Ufologia, irá detalhar um dos mais extraordinários casos de contatos imediatos de todos os tempos.
Na histórica noite de 19 e 20 de maio de 1986, cerca de 21 UFOs de enormes proporções foram detectados por radares em todo o território brasileiro, concentrando-se no sudeste, especialmente sobre São José dos Campos, e interrompendo o tráfego aéreo na região. As ocorrências tomaram tal proporção e com tamanha rapidez, que foi ordenado que caças F-5E decolassem da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, a fim de investigar os intrusos. Também foram acionados, a partir da Base Aérea de Anápolis, caças Mirage III, e a perseguição se estendeu até a madrugada do dia 20. Vários dos caças igualmente detectaram os UFOs com seus radares de bordo, ao mesmo tempo sofrendo interferências diversas. Apesar de estarem municiados, não houve disparos de mísseis ou canhões.
INTENSA CASUÍSTICA NO INTERIOR DO PAÍS
O então presidente da Petrobrás, Ozires Silva, envolveu-se também na perseguição a bordo de um avião Embraer Xingu, ao lado de seu copiloto Alcir Pereira da Silva. O fato mais extraordinário a respeito desse histórico evento foi a inédita coletiva de imprensa convocada pelo então Ministro da Aeronáutica, o saudoso Brigadeiro Otávio Moreira Lima. Acompanhado pelos pilotos protagonistas do episódio, controladores de voo e oficiais militares, todos responderam às perguntas dos jornalistas e descreveram boa parte dos acontecimentos. Foi prometido um relatório oficial, que entretanto somente seria liberado muitos anos depois, como consequência da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. No Relatório de Ocorrência se pode ler: “… Este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores…”
Com a conferência Minas Gerais: Laboratório Extraterrestre no Planeta, outra presença brasileira importante no VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014) será a do publicitário, artista difical e jornalista Paulo Henrique Werner. Presidente do Centro de Investigações e Pesquisas de Fenômenos Aéreos Não Identificados (Cipfani) e consultor da Revista UFO, é também um de seus mais talentosos e elogiados capistas. Werner falará a respeito da intensa e variada casuística ufológica de Minas Gerais, estado onde ocorre o maior número de observações de UFOs e entidades extraterrestres em todo o território nacional. As particularidades desses eventos também serão detalhadas, visto que vários deles, devido à rica cultura do interior do estado, são muitas vezes encarados como manifestações religiosas ou folclóricas.
Paulo Werner destaca que em seu estado, devido a seu vasto território e riqueza em recursos naturais, também acontecem alguns dos mais estranhos e impressionantes casos ufológicos do Brasil. Um dos exemplos, evidentemente, é uma das ocorrências mais importantes da Ufologia Mundial: o Caso Varginha. Porém, muitos outros relatos também são importantes, e ele defende que boa parte do folclore da rica cultura mineira são consequência de observações de objetos voadores não identificados e seus misteriosos tripulantes. O próprio Caso Varginha, aliás, será o tema de um exclusivo workshop durante o UFOZ, ministrado pelo coeditor da Revista UFO Marco Petit. Werner, por sua vez, defende que uma detalhada análise da extraordinária casuística ufológica de Minas Gerais é fundamental para entender o Fenômeno UFO.
O VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014) terá uma intensa e variada programação, constituindo-se em um debate do mais alto nível com alguns dos melhores pesquisadores do mundo. O número de vagas está no fim e os interessados devem fazer suas inscrições o quanto antes no site oficial. Ali se encontram todas as informações sobre o evento, agências de viagem, hospedagem e, inclusive, sobre a inscrição independente para participar do exclusivo workshop especial Caso Varginha, Toda a Verdade 18 Anos Depois, apresentado pelo coeditor da Revista UFO Marco Petit.
VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), Hotel Golden Tulip Internacional, de 27 a 30 de novembro de 2014
Confira abaixo o trailer do III UFOZ 2014:
Visite o site oficial do UFOZ 2014 e inscreva-se
Participe da comunidade do III UFOZ 2014 no Facebook
Saiba mais sobre a Noite Oficial dos UFOs
Baixe os documentos liberados graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já
Consultor da Revista UFO lança livro infantil
Caso Varginha completa 18 anos
No UFOZ, a importante presença da Ufologia Argentina
Saiba mais:
Livro: O Caso Varginha
Na manhã de 20 de janeiro de 1996, algo extraordinário aconteceu na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais. Duas estranhas criaturas foram observadas por moradores de um bairro da cidade e depois capturadas por uma unidade do Corpo de Bombeiros local, em conjunto com uma pequena tropa do Exército. Este é o famoso Caso Varginha, que ficou nacional e mundialmente conhecido na época como um dos mais impressionantes acontecimentos ufológicos de todos os tempos.