A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) informou em 12 de setembro que a sonda espacial Cassini foi atingida por um raio cósmico [partículas de grande energia provenientes do espaço] enquanto captava imagens de Iapetus, uma das luas mais “estranhas” de Saturno.
O raio atingiu a Cassini no momento em que ela sobrevoava a superfície da lua, causando uma diminuição nas atividades de seus equipamentos. A sonda não ficou danificada, mas deixou de operar com todos seus instrumentos, enviando informações apenas parciais à Terra. Os engenheiros da Nasa já enviaram comandos para que a Cassini volte a retomar os trabalhos normalmente. A previsão é de que até o final da semana a sonda volte a operar totalmente.
Iapetus, a terceira maior lua de Saturno, ganhou o status de “estranha” em função de sua dupla coloração e por suas características físicas diferenciadas. Os cientistas ainda buscam descobrir novos mistérios sobre o satélite. A sonda viajou cerca de 1.640 km sobre a superfície da lua para conseguir captar as fotos.Lançada em 1997, a Cassini é a primeira missão espacial dedicada à exploração de Saturno. Ela é resultante de uma operação conjunta entre a agência espacial americana e a agência espacial européia (ESA).