O Governo canadense autorizou a consulta pública de milhares de documentos federais relacionados aos UFOs. O arquivo totaliza um montante de 9.500 relatórios digitalizados desde 1947 até 1980, todos disponíveis no site da Livraria e Arquivos do Canadá. Com o título de UFOs Canadenses: Pesquisa ao desconhecido, os arquivos incluem memorandos, reportagens, relatórios, bilhetes e outros meios que abordam estritamente o tema ufológico. Tais arquivos são provenientes do Departamento de Defesa do Canadá, Departamento de Transporte, Conselho Nacional de Pesquisa e da Real Polícia Montada do Canadá. A liberação dos arquivos ufológicos no Canadá segue os mesmos passos realizados no mês de janeiro na Dinamarca. A Inglaterra continua liberando milhares de arquivos abordando o tema através de um programa gradual que teve início em maio de 2007, a partir de seus arquivos públicos, quando o mais recente aconteceu em outubro de 2008. A Agência Espacial Francesa anunciou em 22 de março de 2007 que tornou público seus arquivos secretos sobre UFO através do site do governo.
A mais importante diferença da liberação canadense de seus arquivos ufológicos com relação a outros países foi o fato de que o governo incluiu seu departamento de análise ao invés de simples reportagens sobre avistamentos. De acordo com Victor Viggiani, da Toronto Exopolitics, ele tem monitorado o site do Governo canadense que aborda a questão ufológica, “os arquivos canadenses não listam simplesmente os avistamentos de UFOs, mas descreve o que aconteceu, seus desdobramentos, com memorandos, reuniões e encontros interministeriais feitos pelos oficiais do governo que visam dar mais sentido a uma considerável investida no tema Ufologia, como também se referenciar aos casos norte-americanos, mantendo-se a par de seus acontecimentos”. Por exemplo, foi liberado um memorando datado em setembro de 1967, com o título Investigações de Objetos Voadores Não Identificados, que dizia o seguinte: “Uma série de investigações constantes em relatórios sugere sobre a possível existência de UFOs contendo informações excepcionais de caráter científico sobre uma tecnologia avançada que possivelmente poderia contribuir para a pesquisa técnico-científica”. O conteúdo de outro memorando aborda o avistamento de um UFO na Baía Shag, testemunhado por um membro da Real Polícia Montada do Canadá e por mais seis outras pessoas na noite de 04 de outubro de 1967. O documento descreve como as testemunhas relataram o avistamento de um objeto com 60 pés de extensão, voando para o leste antes de mergulhar na água com grande força de impacto. “Uma luz branca e brilhante surgiu na superfície da água durante um breve período de tempo. O policial, com a ajuda dos pescadores locais e seus barcos, se esforçou para encontrar o objeto depois que este mergulhou completamente”.
Sem dúvida os documentos mais significativos são aqueles relacionados com investigações secretas no período 1950 a 1952, contendo análises sobre UFOs feitas pela equipe do Departamento de Transportes, liderada por Wilbert Smith, engenheiro eletrônico de larga experiência. No seu Projeto Magnet Report, Smith abordou extensamente as performances de vôo dos UFOs, bem mais avançadas do que qualquer coisa conhecida da época: “Como é muito difícil conciliar tal desempenho com a nossa tecnologia atual, a não ser que exista alguma tecnologia terrestre mais avançada do que aquela que conhecemos, somos forçados a concluir que tais naves sejam provavelmente de origem extraterrestre, apesar do nosso preconceito por afirmar o contrário”. Portanto, o Canadá já faz parte de um seleto grupo de países que até o momento liberou seus arquivos relacionados à questão ufológica.