O ônibus espacial Atlantis se desprendeu neste domingo, às 09h45 de Brasília, da Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra, após uma missão de uma semana. A aterrissagem da nave no Centro Espacial Kennedy da Flórida (EUA) está prevista para às 05h57 – 06h57 de Brasília – de quarta-feira.
As escotilhas nos compartimentos que separam a estação da nave foram fechadas às 07h27 de Brasília, e desde então tanto os seis astronautas do Atlantis como os dois da ISS se dedicaram a comprovar que não havia vazamentos. Após o desprendimento da nave, o piloto Chris Ferguson conduziria um sobrevôo de 360º ao redor da estação espacial, para permitir que a tripulação fotografe a ISS com os módulos acrescentados nos últimos dias.
O sobrevôo começaria por volta das 10h15 de Brasília e terminaria às 11h30 de Brasília. O núcleo central desta missão foi o posicionamento, realizado na quinta-feira, de dois painéis solares na ISS, que ajudarão a duplicar a potência da base. Os painéis, que custam US$ 372 milhões, não gerarão eletricidade até a próxima missão da NASA, prevista para dezembro.
Os painéis solares medem 73 m e estão presos por duas vigas de quase 14 m de comprimento. Seu conjunto tem um peso de 17,5 toneladas. As tarefas de construção são as primeiras após a suspensão de qualquer tipo de obra na ISS por causa do desastre do “Columbia” em 2003.
A missão STS-115 do Atlantis é integrada pelo comandante Brent Jett, pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank, e Steven G. Maclean, da Agência Espacial do Canadá.