Esses faróis seriam nada mais, nada menos, que supernovas
Surge a questão: se os seres avançados no cosmos desejam se comunicar através de vastas distâncias, como o poderão fazer, dadas as limitações das visitas diretas e dos sinais que não podem exceder a velocidade da luz? Cientistas da Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI) estão explorando o conceito de pontos cósmicos de Schelling – locais específicos onde ambas as partes poderiam concentrar seus esforços de comunicação.
De forma análoga a um ponto de encontro comum, como a entrada de um centro comercial, os astrônomos procuram eventos cósmicos que sejam tão evidentes que naturalmente atrairiam a atenção. Uma dessas candidatas é a supernova, um fenômeno astronômico caracterizado por sua enormidade e luminosidade. A ideia é que, se seres inteligentes desejassem captar a nossa atenção, uma supernova seria um ponto focal lógico.
Uma colaboração recente entre astrônomos do Centro de Investigação SETI de Berkeley, da Universidade de Washington e do Instituto SETI, concentrou os seus esforços na exploração da vizinhança da supernova SN 1987A em busca de sinais de tecnoassinaturas alienígenas ou de quaisquer faróis extraterrestres visíveis. Infelizmente, a sua pesquisa não produziu resultados conclusivos, mas a busca por tais pontos de comunicação cósmica persiste.
Animação mostrando (1) o evento da supernova, (2) uma civilização alienígena detectando a supernova, (3) a civilização alienígena transmitindo sua mensagem, (4) humanos na Terra detectando a supernova e subsequentemente monitorando um elipsoide SETI sempre crescente, (5) humanos na Terra detectando o sinal alienígena. Fonte: Zayna Sheikh
O astrônomo Jason Wright, do Centro de Inteligência Extraterrestre da Penn State, enfatizou a importância da estratégia de busca, afirmando: “Esta é uma grande demonstração de como podemos priorizar nossos esforços de busca, considerando que tipos de esquemas de sincronização outras espécies podem empregar para chamar nossa atenção.” Na vasta extensão do cosmos, estreitar o espaço de busca é crucial para identificar espécies tecnológicas extraterrestres.
Além do mais, o artigo deveria ser de interesse para pesquisadores preocupados com o METI, ou seja, Mensagens para Inteligências Extraterrestres. Caso uma supernova aconteça nas proximidades nos próximos anos, poderíamos aproveitar a oportunidade para transmitir um farol alertando outros seres sobre a nossa presença. Quanto a saber se devemos fazer isso, é outra história.