Um grupo internacional de astrônomos descobriu duas galáxias anãs ao redor da Via Láctea, perto das constelações de Cães de Caça (Canes Venatici) e Boieiro (Bootes), informaram ontem (8) os pesquisadores. O consórcio de museus, universidades e instituições astronômicas Sloan Digital Sky Survey informou em seu comunicado que, com a descoberta, aumenta para 14 o número de galáxias anãs nas imediações da Via Láctea.
O Sloan Digital Sky Survey, que não informa sobre os instrumentos utilizados nesta descoberta, se dedica principalmente a produzir imagens detalhadas do espaço para o uso dos astrônomos. O documento acrescenta que as duas galáxias estão muito perto uma da outra e foram descobertas nas imediações das duas constelações, a cerca de 640 mil anos-luz do Sol.
Sua descoberta foi difícil porque as duas são muito tênues, o que as define como anãs. Uma galáxia é anã quando sua luminosidade é inferior à da Via Láctea. A luminosidade, na maioria dos casos, é determinada pelo número de estrelas. Segundo os astrônomos, a Via Láctea pode ter centenas de galáxias anãs em sua volta.