Great Barrier Island é uma pequena ilha situada a nordeste de Auckland, na Nova Zelândia. Com 285 quilômetros quadrados e uma população de 939 pessoas, abrigará em 10 de setembro um festival de um dia intitulado Há Vida Lá Fora?, que irá debater por variados ângulos a vida alienígena. Organizado pelo grupo Awana Rural women, o evento é sequência de outro congresso realizado no ano passado, que debateu pandemias, tendo como participantes um virologista, um especialista em defesa civil e um autor de ficção científica. Entretanto, neste ano o festival deu um grande salto de qualidade.
O grupo, liderado por Gendie Somerville-Ryan, chegou a convidar os cineastas James Cameron (Avatar) e Peter Jackson (trilogias O Hobbit e O Senhor dos Anéis), que não poderão comparecer. Contudo, garantiram a presença de Gino Acevedo, diretor de criação de arte da Weta Digital, empresa de efeitos especiais que trabalhou nas produções mencionadas acima, e que falará a respeito da imaginação humana no que diz respeito a alienígenas, discutindo como as criaturas do cinema são elaboradas, o que faz um personagem benigno ou hostil, e como são mostrados nos filmes. A organização também conseguiu a presença de Steve Pointing, microbiologista da Universidade de Tecnologia de Auckland que trabalhou com a NASA na pesquisa de formas de vida em condições extremas. Ele irá expor sua pesquisa, que como outras similares indicam como podem ser os seres em outros planetas.
Faith Vilas é cientista do Instituto de Ciências Planetárias dos Estados Unidos e dirige um programa da Fundação Nacional de ciência, que estuda o Sistema Solar e exoplanetas. Ela falará a respeito da busca por vida alienígena nos termos da exobiologia, como está sendo feita e quais os elementos que estão sendo procurados. Finalmente, o evento terá a presença de Guy Consolmagno, jesuíta e astrônomo que dirige o Observatório do Vaticano e é presidente da Fundação associada a este. Ele tratará da ligação entre ciência e humanidade, explorando assuntos como nosso lugar no Universo e o que significará para nós a descoberta de vida fora da Terra. Os participantes irão analisar a vida alienígena sob os seguintes prismas: de onde veio a vida, como a humanidade se encaixa no Universo, por que os alienígenas são apresentados nos filmes conforme estes mostram, e como estamos procurando por outras formas de vida.
É questão de tempo até a descoberta de alienígenas, diz astrônomo do Vaticano
Vaticano busca planetas habitáveis
UFOs estão entre os segredos mais bem guardados do Vaticano
Astrônomo Real afirma que alienígenas provavelmente serão máquinas
Stephen Hawking lança Projeto Starshot para viagens interestelares
SETI procura ideias para buscar formas de vida alienígenas diversas
Vida na Terra pode ter começado bem antes do que se pensava
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
Este é o documento ufológico mais explosivo dos últimos tempos. O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O documento foi entregue ao primeiro ministro francês e a outras autoridades mundiais, com uma séria advertência: devemos estar preparados para grandes transformações em nossa cultura, ciência e religião, pois em pouco tempo os UFOs causarão grande impacto em nossas vidas.
DVD: Planetas Alienígenas