As tripulações que estão saindo e chegando da Estação Espacial Internacional [ISS, na sigla em inglês] realizam, nesta quarta-feira, a transferência de comando da estação, onde também está Anousheh Ansari, primeira mulher turista na história espacial. A expedição que está indo embora, a ISS-13, é integrada pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter. A partir de agora, assume o comando a ISS-14, formada pelo russo Mikhail Tyurin e pelo americano Michael López-Alegría, que chegaram à estação espacial junto com Ansari a bordo da nave Soyuz TMA-9 na última quinta-feira.
“López-Alegria e Tyurin assumem o comando da ISS esta tarde”, informou um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, citado pela agência “Itar-Tass”. Tyurin e López-Alegria substituem Vinogradov e Williams, que já completaram seis meses na estação espacial, enquanto Reiter, que chegou em julho com a nave Discovery, permanecerá a bordo como o terceiro tripulante da ISS-14.
A troca de expedições será formalizada com a assinatura, pelos comandantes de ambas as expedições, do certificado de entrega e recebimento, explicou o porta-voz russo. “Vinogradov entregará o comando da ISS a López-Alegria e eles apertarão as mãos”, disse a fonte, acrescentando que a troca das expedições “não significa cerimônias solenes e dura poucos minutos”.
A partir desse momento, todos os assuntos relacionados com o funcionamento da estação são de responsabilidade da ISS-14, enquanto Williams e Vinogradov farão uma revisão cuidadosa de todos os sistemas da Soyuz TMA-8, a nave que usarão para voltar à Terra e que está acoplada à estação desde abril. Ansari voltará à Terra junto com Williams e Vinogradov. A turista pagou mais de US$ 20 milhões para viajar à ISS e permanecer em órbita durante nove dias. Durante sua estadia na ISS, Ansari, especialista em telecomunicações, realizou experimentos para a Agência Espacial Européia e para o consórcio aeroespacial russo Energia.