Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: \’Astrobobagens\’ em livros didáticos será assunto de palestra
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > \’Astrobobagens\’ em livros didáticos será assunto de palestra
notícias

\’Astrobobagens\’ em livros didáticos será assunto de palestra

Ultima atualização: 1 de outubro de 2010 23:15
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

5b5a59ae8c1843fda83bd185bb49b81c1527626497

Professor Boczko é conhecido também no meio ufológico e participante da série de eventos Cosmos, realizado anualmente em Araçatuba pelo INAPE
Créditos: USP

Como parte do 10º Encontro Regional do Ensino de Astronomia (X EREA), que acontecerá em Campo Grande (MS) de 13 a 16 de outubro, o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Boczko, vai ministrar a palestra Astrobobagens, com o objetivo de mostrar os erros cometidos por autores de livros didáticos.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Boczko participou, por muitos anos, da comissão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. “Nessa comissão pude perceber a quantidade e o tipo de erros e bobagens cometidos pelos autores. Selecionei aqueles que eram mais representativos e mais recorrentes. Vou mostrar esses erros e, claro, a forma correta em que deveriam estar os conceitos apresentados”, disse.

Ele explica que. ao se olhar para o céu, analisa-se aquilo que se vê, sob a luz do que o bom senso permite. “Acontece que nem sempre o bom senso está correto. Por exemplo, não é o céu que gira, mas sim a Terra. Como não percebemos o movimento de rotação do nosso planeta, é mais razoável supor que é o céu que gira! Apenas com conhecimentos além daqueles que o ‘bom’ senso nos fornece é que podemos verificar a rotação da Terra em lugar da rotação do céu”, discorreu.

Segundo o astrônomo e engenheiro mecânico, erros decorrentes de falta de informação por parte dos autores levam a outras bobagens. “As estações do ano dependem da distância da Terra ao Sol, a Lua Nova ocorre por causa de um eclipse da Lua, o ponto leste é aquele em que o sol nasce etc. O mais grave dessa situação é que os livros são usados tanto pelos alunos como pelos professores, sendo, muitas vezes, a única obra de referência disponível. Assim, o professor aprende errado, ensina errado, o aluno se torna professor, e o ciclo da ignorância se fecha e perpetua. A única maneira de se corrigir esses ensinamentos equivocados é evitando que autores irresponsáveis escrevam livros ‘didáticos’ como aqueles que têm sido escritos”, finaliza.

Assunto relacionado:  A. J. Gevaerd em entrevista à revista Trip

Nota da redação: Infelizmente, absurdos e engodos existem por toda parte. Por exemplo, a falácia sobre o “ET Brasileiro” ET Bilu – desde o princípio ironizada por 100% dos ufólogos, que nunca sequer cogitaram a possibilidade de algo minimamente sério na história – cada vez mais semelhante com uma personagem conhecida de outros carnavais. Ao contrário de equívocos e erros de interpretação, passíveis, neste tipo de \’ufobobagens\’ só cai quem realmente quer.

TÓPICO(S):Edição 170
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up