As conferências do italiano Antonio Urzi e do peruano Asís estiveram entre as mais concorridas do I Fórum Mundial de Contatados. Afinal, a história de ambos os credencia para isso. Por um lado, Urzi, profissional da moda em Milão, relata que está sempre com algo o acompanhando e há algum tempo comprou uma câmera de alta definição para mostrar que não está mentindo. Algumas de suas filmagens são conhecidas no mundo todo como autênticas, inclusive sendo chanceladas por ufólogos de renome. Por outro lado, Asís [Pseudônimo adotado] relata que tem contato com seres alienígenas desde bebê e que eles permanecem até hoje, inclusive com eventuais filmagens de UFOs a curta distância com uma considerável frequência.
O fato de os dois estarem supostamente em contato com seres extraterrestres fez com que alguns dos presentes no I Contatados 2013 fizessem uma brincadeira saudável durante o evento — bastaria ficar perto dos dois ao mesmo tempo e olhar para o céu que a chance de ver algo no céu diferente poderia se converter em realidade. Mas, brincadeiras à parte, um ponto comum entre os dois é a conotação espiritual praticada por ambos a partir de suas experiências. Para Asís, precisamos de um maior grau de consciência e de nos cuidarmos melhor para que possamos entrar em contato com os seres alienígenas. Já Urzi utiliza argumentação fortemente baseada na fé católica — que é praticada por quase todos os italianos — para justificar seus avistamentos, que estariam ligados à manifestação de Cristo e da Virgem Maria. Seja como for, o fato é que pelo menos uma parte de seus vídeos mostra objetos voadores não identificados cujos movimentos são muito difíceis de explicar.
Eles são escolhidos por ETs?
Um acontecimento curioso ocorreu na manhã da segunda-feira seguinte ao evento, 17 de junho. Urzi chamou a atenção de algumas pessoas que ainda estavam no hotel, tomando café da manhã, para um objeto que estava muito alto, mas que conseguiu ser captado com muito boa definição pela câmera do italiano. Investigações posteriores, feitas pela Equipe de Análise de Imagens da UFO, constataram que o artefato era, na verdade, apenas um balão meteorológico que havia sido lançado 30 minutos antes por uma base aérea a aproximadamente 40 km do local do evento. Seriam Urzi e Asís pessoas com alguma mensagem para passar à humanidade? Ou seriam pessoas que avistam objetos comuns, mas alegam serem naves espaciais? Ficam no ar estas perguntas para que cada um tire suas conclusões.