Qual é a possível relação existente entre o Fenômeno UFO, demônios, anjos e cultos religiosos ou místicos? Haveria tal relação? Embora muitos pesquisadores neguem, existem aqueles que dizem que não somente há uma relação direta entre esses itens, como esta ligação está presente há vários séculos. Esta concepção do Fenômeno UFO pode ser resumida na frase anjos ontem, extraterrestres hoje, ou na variante demônios ontem, extraterrestres hoje. Para abordar este tema controverso, no entanto, deve-se considerar, em primeiro lugar, a existência de pessoas crentes que os UFOs tenham acompanhado a humanidade desde seus primórdios. Para alguns, a presença alienígena foi e tem sido benéfica para nossa segurança.
Dessa forma, os tripulantes de UFOs se equiparam a anjos ou seres com funções e objetivos semelhantes, cujas aparições teriam sempre conseqüências positivas. Com relação às abduções e às experiências que os contatados afirmam ter vivido, foi observado que, estatisticamente, certo número delas resulta em algo positivo para quem as vivenciou. Esses abduzidos passaram uma espécie de despertar espiritual, reafirmaram a fé na vida e a esperança no futuro. Em determinados casos, se vêem até curados de doenças que a medicina é incapaz de resolver – e alguns ainda desenvolvem faculdades paranormais. Existem centenas de casos de abduções que são autênticas viagens aterrorizantes que, igual a pesadelos intermináveis, afetam negativamente o resto da existência de quem as viveu. Escritores como Eric Norman, Gordon Cove e Dan Lloyd vêem nos UFOs a manifestação moderna das hordas de Satanás. John Weldon e Zola Levitt, autores do livro ‘UFOs: O Que Está se Sucedendo na Terra?’, os comparam a entidades do mal. “Acreditamos que são os demônios que estão por trás deste surpreendente fenômeno, e pensamos que suas atividades estão relacionadas com uma grande tribulação que está por vir, conforme descrita no Apocalipse”, dizem os autores. Não é difícil entender este ponto de vista.
Magnetismo e Radioatividade — Muitas vezes, os encontros com extraterrestres terminam com queimaduras pelo corpo da vítima, mal-estar atribuído à exposição ao magnetismo ou radioatividade das naves, ou ainda com desequilíbrios mentais, físicos e emocionais difíceis de superar. Ufólogos têm defendido que a trágica morte do capitão Thomas Mantell, ocorrida em 07 de janeiro de 1948, ao perseguir um suposto UFO que sobrevoava o Kentucky, com seu avião Mustang F-51, seria uma prova da agressividade homicida que às vezes demonstram os seres extraterrestres que nos visitam. Por outro lado, numerosos pastores – sobretudo de igrejas fundamentalistas dos Estados Unidos – vêem nos UFOs uma manifestação diabólica.
Existem muitos casos em que os abduzidos, ao relatarem suas experiências, manifestam expressões de terror e pânico de tal forma que parecem indicar que, mais do que terem conhecido ETs, conheceram o demônio! Em dezembro de 1978, na Itália, um oficial de segurança chamado Fortunato Zanfreta afirmou ter sido abduzido quatro vezes por seres monstruosos, de aparência notadamente infernal. Em várias ocasiões, os companheiros de Zanfreta avistaram UFOs luminosos nas proximidades de onde trabalhava. As experiências teriam sido tão horrendas que todo seu cabelo começou a cair. Submetido a um detector de mentiras, hipnose, soro da verdade e outras técnicas, não foi detectada nenhuma alteração na história e nem contradições. Zanfreta falou a verdade.
Para encerrar, cabe comentar que muitos ufólogos estão convencidos de que os tripulantes de UFOs, sejam terrestres ou extraterrestres, manipulam não somente a matéria, o espaço e o tempo, mas também a mente e a psique humanas.
Disfarces — Assim como no passado, estas entidades que apareciam na Europa na Idade Média e tomavam a forma de demônios e figuras conhecidas da época, atualmente se parecem com seres do espaço exterior, visto que corresponderiam à mitologia da atual era espacial. Segundo este enfoque, duendes, seres angelicais, diabos e criaturas aparentemente extraterrestres seriam somente disfarces de entidades desconhecidas – físicas, espirituais ou mentais – que supostamente coabitariam este planeta conosco!