Prossegue intensa a temporada inglesa de agroglifos. Sinais intrincados continuam a aparecer, desafiando os pesquisadores em suas tentativas de explicação. Um sinal recente surgiu em Ironwell Lane, em Essex, em 24 de agosto. É composto por um grande círculo, em seu interior há dois anéis concêntricos, e em um dos lados existe um desenho similar a uma meia Lua.
Com o fenômeno das super-Luas se sucedendo, a mais recente tendo ocorrido em 09 de setembro, tem havido uma tendência de associar os agroglifos a ele. Não faltam menções ao calendário maia e é interessante constatar a semelhança desse agroglifo com outro surgido em Wiltshire, em 02 de julho de 2011. Outra explicação sugerida é a queda do cometa Shoemaker-Levy 9 em Júpiter, em 18 de julho de 1994. Uma das fotos do telescópio espacial Hubble tem certa semelhança com esse agroglifo. Porém, não é explicado porque os responsáveis pelo desenho desejariam lembrar desse evento agora.
Outro agroglifo foi reportado em 03 de setembro. É composto por vários elementos circulares, anéis e semicírculos enfileirados, e surgiu em Ark Lane, Essex, ao lado de outro agroglifo, informado em 29 de agosto. Os intrincados desenhos foram novamente associados à Lua cheia de 09 de setembro e comparações com sinais surgidos em 17 e 24 de julho também foram feitas. Outra especulação aponta que o círculo maior da linha seria o Sol, trazendo de um lado os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte alinhados. Na ponta do desenho uma série de sete círculos menores formando um T foi considerado, nessa tentativa de explicação, como uma representação de corpos do Cinturão de Asteroides, sendo o maior deles o planeta anão ceres.
Assista a um vídeo do agroglifo de Ironwell Lane:
Confira a filmagem do sinal em Ark Lane:
Surpreendente agroglifo surge em Dorset
Agroglifo surge em East Sussex próximo a sítio arqueológico
Eles chegaram ao Brasil: Misteriosos agroglífos surgem em Ipuaçu, Santa Catarina
Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina
Saiba mais:
Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses
O fenômeno mundial dos círculos nas plantações visto por uma nova ótica, levando à conclusão indiscutível de que são manifestações de inteligências sobrehumanas. Filmagens fantásticas, recentes e detalhadas dos mais impressionantes círculos encontrados nos últimos anos na Inglaterra e estudos matemáticos e geométricos de seu significado. Muito já foi dito e escrito sobre este mistério, que desafia as mentes mais brilhantes de nosso tempo. Mas este documentário é o primeiro a lançar um “olhar diferente” sobre o cenário dos círculos, no qual a produtora californiana Suzanne Taylor realiza um de seus melhores trabalhos, aclamado pela crítica e premiado mundialmente.