Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: A vida em Marte pode realmente existir e ter sido estimulada por raios cósmicos?
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > A vida em Marte pode realmente existir e ter sido estimulada por raios cósmicos?
notícias

A vida em Marte pode realmente existir e ter sido estimulada por raios cósmicos?

Cientistas finalmente podem estar perto de descobrir vida em Marte. Ela não estaria na superfície, mas dois metros abaixo dela.

Ultima atualização: 1 de agosto de 2020 08:40
Por
Wagner Soeiro
Envie!
Envie!

b36304269ef765689b1194d649effeae1596461599

Vida em Marte
Créditos: ancient-origins.net

Cientistas finalmente podem estar perto de descobrir vida em Marte. Ela não estaria na superfície, mas dois metros abaixo dela

A busca por vida em Marte tem sido uma obsessão para muitos cientistas do mundo, isso por que o Planeta Vermelho, dentre todos do Siste Solar, é o que mais se aproxima das características físicas da Terra.Porém suas baixíssima temperatura e atmosfera hostil, desestimulam a busca por formas de vida como as que conhecemos por aqui.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A chegada das sondas Viking 1 e 2 foram um grande banho frio na expectativa dos cientistas na década de 70, pois não conseguiram encontrar nenhuma bioassinatura como previam. Agora, surge a hipótese de que a vida possa até existir em abundância em Marte, mas no subsolo, à cerca de dois metros de profundidade, graças aos raios cósmicos.

Detectando bioassinaturas em Marte

Embora os dados coletados pelos veículos espaciais tenham inicialmente causado excitação , os cientistas concluíram que as sondas Viking 1 e  Viking 2 não conseguiram detectar a atividade biológica das amostras coletadas na superfície de Marte, embora encontrassem elementos e minerais que também existem em nosso planeta .

Segundo a pesquisadora Dimitra Atri do Centro de Ciências Espaciais da Universidade de Nova York em Abu Dhabi, é proposto que a vida exista em Marte, e prospere de modo nunca imaginado antes, mas teríamos que buscar isso mais profundamente no solo.

As pesquisas apontam um bombardeio constante e mais intenso de raios cósmicos galácticos (GCR) em Marte, que poderia simplesmente fornecer a energia necessária para catalisar a atividade orgânica abaixo de sua superfície.

Assunto relacionado:  SpaceX: após o lançamento histórico do final de semana, mais Starlinks e confusões a caminho

O estudo foi publicado no site Scientific Reports, e argumenta que condições abaixo da superfície inexplorada de Marte poderiam sustentar a vida, algo não detectado na superfície.

Com o passar das últimas décadas, várias descobertas sobre o Planeta Vvermelho vêm surpreendendo a comunidade científica, entre elas a existência de um antigo oceano no planeta, a descoberta de várias bacias hidrográficas e até vestígios de um grande tsunami, provavelmente causado pela colisão de um grande corpo celeste. Ouseja, o interesse por Marte só aumentou.

A grande adaptabilidade da vida

O que não podemos desprezar é a alta adaptabilidade que a vida possui, pois o subsolo dos desertos e o fundo de nossos oceanos terrestres, fornecem exatamente essa constatação. Por que em Marte não teria ocorrido o mesmo?

A água em forma de gelo encontrada na superfície indica que o planeta não perdeu totalmente suas características ancestrais, portanto seus segredos estariam esperando os cientistas mais ousados. Não há dúvida de essa seria uma das maiores descobertas da humanidade, com um prêmio Nobel aguardando para laurear a descoberta.

Para chegar à “cereja do bolo” é necessário enfrentar um clima desafiador, a escolha do local exato próximo das fontes de salmoura e contar também com a sorte,  pois tal prospecção seria caríssima e nos tempos em que a humanidade atravessa, com cortes de verbas devido ao combate ao coronavírus, a missão torna-se mais desafiadora ainda.

A erosão da atmosfera marciana causou mudanças drásticas em seu clima, as águas superficiais desapareceram, reduzindo os espaços habitáveis ??no planeta e deixando apenas uma quantidade limitada de água perto da superfície na forma de salmoura e depósitos de gelo na água.

Usando combinação de modelos numéricos, dados de missões espaciais e estudos de ecossistemas de cavernas profundas na Terra como referência, a doutora Atri propõe mecanismospor meio dos quais a vida, se alguma vez existiu em Marte,  poderia ter sobrevivido e pode ser detectada com a missão ExoMars [Exobiology on Mars] onde fazem parceria a ESA [Agência Espacial Européia] e a ROSCOSMOS [Agência Espacial Russa].

Assunto relacionado:  Objeto mais distante do sistema solar é detectado por cientistas

O grande legado que deixaremos

A missão vai estudar até que ponto a radiação cósmica galáctica pode penetrar vários metros abaixo da superfície, e como reações químicas podem ter gerado energia metabólica para sustentar as prováveis formas de vidas, aguardando que o exemplo terrestre tenha sido replicado abaixo do solo marciano.

Em 2022 será enviado o veículo espacial Rosalind Franklin, e sua broca subterrânea será o grande trunfo para finalmente detectarem a vida existente, e por fim responder uma das questões mais antigas da humanidade.

Quem sabe essa resposta não seria o grande legado de noss geração para as futuras se inspirarem e colonizarem todo Sistema Solar? Só o futuro vai dizer.

Fonte: Nature 

TÓPICO(S):Edição 275
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?
Notícias notícias
74c96d4f 9f4f 4b61 8562 a4ca105f5ccb
Uma distorção misteriosa na borda do Sistema Solar pode indicar a existência de um “Planeta Y” oculto
Notícias
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos
Notícias notícias

Categories

Leia também

3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de out. de 2025 09 18 24
Notíciasnotícias

Obrigado Paiva Netto

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up