A Ufologia Brasileira está novamente de luto. No domingo, 09 de março de 2014, chegou a triste notícia do falecimento do professor Flávio Augusto Pereira, pioneiro pesquisador que influenciou gerações de ufólogos. Nascido em Batatais (SP), em 19 de fevereiro de 1926, graduou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1951. Foi colunista do jornal O Estado de São Paulo na seção Filosofia da Astronáutica.
Flávio atuou em inúmeras instituições ao longo dos anos. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Astronáutica e Ciências Espaciais (IBACE), diretor da Escola Superior de Ciência de São Paulo, fundou e presidiu a Comissão Brasileira de Pesquisas Confidenciais de Objetos Não Identificados (CBPCOANI), e muitas outras. Sua obra mais conhecida é O Livro Vermelho dos Discos Voadores, cuja primeira edição é de 1966. A qualidade e seriedade do trabalho de Pereira pode ser constatada, entre outros, pelo fato de em 1971 o brigadeiro José Vaz da Silva, então ministro da Aeronáutica, tê-lo convidado para tomar parte de uma comissão militar de pesquisa ufológica.
A metodologia utilizada em tais reuniões era a que fora publicada anteriormente em O Livro Vermelho dos Discos Voadores. Em uma ocasião o professor viu seu livro sobre uma mesa e nele haviam sido feitas anotações à mão sobre casos brasileiros não mencionados na obra. Vaz da Silva é o mesmo oficial que orientara a criação do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (SIOANI), que funcionou entre 1969 e 1972. Flávio defendia o sigilo nessas reuniões mensais com os militares, afirmando que estes preocupavam-se com a reação do público, além de considerarem muitos casos como importantes para a segurança nacional.
INSPIRAÇÃO PARA GERAÇÕES DE PESQUISADORES
Flávio Pereira organizou, ainda em maio de 1958, o 1º Colóquio Brasileiro sobre OVNIs em São Paulo, reunindo 15 estudiosos. Com maior número de participantes, o 2º Colóquio aconteceu também em São Paulo em novembro de 1967, e essa série de eventos durou até a sexta edição, realizada em 1975. Pereira comenta, a respeito do primeiro desses congressos: “As conclusões foram que: 1) os discos existem; 2) não têm procedência terrestre e 3) fosse feita uma recomendação aos cientistas brasileiros para que tomassem conhecimento do assunto. Por essa razão a questão da existencia ou não dos discos voadores, para os estudiosos, já está ultrapassada”.
O professor Flávio Pereira ajudou a popularizar a Ufologia com participações em vários programas e entrevistas na TV nos anos 90, quando já ressaltava a urgente necessidade de uma abertura para acabar com o sigilo ufológico. Também defendia firmemente o estudo científico dos casos de discos voadores como forma de evolução da sociedade como um todo. Costumava dizer: “O pasmo de que se tomou o mundo quando teve conhecimento da bomba atômica vai repetir-se quando estiverem devidamente esclarecidos os rumos e as possibilidades da Astronáutica, possivelmente através do contato com outros mundos”. A Ufologia Brasileira infelizmente não contará mais com sua marcante presença e entusiasmadas apresentações, mas sempre terá seu brilhante exemplo para seguir.
Assista abaixo a uma entrevista com Flávio Pereira na Rede Manchete:
Confira um dos programas apresentados pelo professor Flávio Pereira:
Brasil já teve um órgão oficial para pesquisar OVNIs
Organograma do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani)
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. Esta obra expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira também mostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres, além da intervenção de autoridades norte-americanas no processo. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, coeditor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.