Com o avanço da internet nas últimas décadas, causando uma grande mudança nos hábitos de consumo dos leitores que geralmente procuravam suas revistas preferidas em bancas, muitas publicações fecharam ou estão, hoje, ameaçadas de extinção. Dados recentemente obtidos indicam que mais de 30% das revistas que existiam na década passada foram interrompidas a partir de 2011 – e das que ainda sobrevivem até hoje, os mesmos dados apontam que 60% estão ameaçadas de fechamento.
O problema se acentua para publicações de temas específicos, voltadas para pequenos públicos altamente segmentados e que têm sua sobrevivência exclusivamente originada das vendas em bancas, como é o caso da UFO. A situação se agrava porque tais revistas de circulação restrita não contam com um forte subsídio que beneficia publicações maiores: o reforço orçamentário obtido por meio da veiculação de anúncios publicitários. Isso faz toda a diferença.
As grandes publicações não sofrem tanto com o avanço da internet e nem com outras intempéries do mercado editorial e gráfico, e assim se adaptam razoavelmente bem ao novo cenário. Mas, como se sabe, qualquer revista tem grande parte de sua renda e capacidade de sustentação extraída da veiculação de publicidades comerciais em suas páginas, que atenuam os custos de papel, impressão e outros – algumas revistas têm tantos anúncios que nem precisariam ser vendidas.
Um cenário que precisa de cuidados
Mas a realidade da Revista UFO, no entanto, é outra. Mesmo sendo a mais antiga publicação de Ufologia do mundo, ela nunca contou com uma carga mínima de anúncios publicitários e sempre teve sobreviver exclusivamente de suas vendas em bancas. E estas, sendo menores a cada dia em função do avanço da internet, levam à delicada situação que coloca a revista sob ameaça de extinção. Aliás, a falta de anúncios e a redução na vendagem são os dois maiores problemas que fazem a UFO ter um custo tão elevado, hoje entre R$ 16,90 e R$ 17,90 o exemplar.
Mas esta situação pode ser revertida com uma pequena colaboração de nossos leitores e entusiastas, que preferem acessar e ter notícias sobre Ufologia em nosso site a comprar a revista nas bancas. Sua contribuição para que a ameaça de interrupção da UFO seja anulada está em um gesto singular, mas muito importante: compre um exemplar nas bancas! Simples assim. Adquirir a revista nos jornaleiros, sempre que possível, é o suficiente para que a publicação se estabilize e tenha sua circulação mantida, para o benefício da Ufologia Brasileira.
Ajude a Revista UFO a sobreviver a esta crise: vá a uma banca e compre seu exemplar mensalmente. Você não estará apenas contribuindo para a manutenção da publicação, mas também obtendo um produto de qualidade, feito por profissionais que amam a Ufologia e querem vê-la desenvolvida e reconhecida. Esta é a nossa luta há 30 anos! Um pequeno gesto de cada um de nossos leitores e entusiastas pode gerar um resultado gigantesco. Acredite!
Não se omita, faça sua parte que continuaremos a fazer a nossa, cada dia com mais qualidade.
Obrigado!
A. J. Gevaerd, editor.