Não se trata da síndrome da vaca louca ou mesmo de uma invasão de marcianos às ilhas britânicas. Lá, assim como em boa parte da Europa, vive-se hoje um clima altamente favorável ao reconhecimento da vida fora da Terra – e que nossos visitantes estão cada vez mais próximos. Em parte, esse momento está sendo alimentado pelos seriados de TV Arquivo X, Millenium e Dark Skies, além dos “old-fashioned” Star Trek, ainda que em versão New Generation. Há dezenas – literalmente – de revistas de ficção científica sobre cada uma dessas séries. O casal de agentes de Arquivo X é adorado por um fã clube vastíssimo, que consome todo o tipo de produtos lançados no mercado – bottons, camisetas, livros, figurinhas, bonés, canecos, canetas etc.
Numa revista deste mês sobre a antiga série Star Trek, editada em Londres, há até uma entrevista a um Klingon, um dos ETs que decidiram varrer do mapa a Federação Interestelar que a Enterprise luta desesperadamente para manter intacta. É o cúmulo! Um Klingon, em pessoa, aparece em várias fotos, dandodeclarações sobre o estilo de vida em seu planeta! Mas isso não é só: vende-se na Inglaterra até protetores contra invasão extraterrestre, uma espécie de boné preparado com alguma substância que repele aliens… Nesse clima, empresas de vários setores estão enriquecendo da noite para o dia. E nesta avalanche, as revistas vendem como loucas. Há, além da UFO Magazine, que é a mais séria, outras quatro publicações ufológicas na Grã-Bretanha. Graham Birdsall, editor da UFO, acha que o clima é favorável à aceitação de que os ETs estão entre nós e não esconde sua felicidade: “Nunca os ufólogos deste país tiveram tão boas condições para trabalhar”.
Cigarro de maconha – Mas há exageros marcantes. Por exemplo, em tudo o que se faz existe um apelo para a questão extraterrestre. Adesivos nos carros mostram o típico ET gray, enquanto que propagandas de produtos que vão de cigarros a automóveis mostram ETs recomendando tais itens. Nessas lojas de gravuras decorativas, onde se encontravam, no passado, lindos pôsteres de leões, ursos ou mulheres bronzeadas, hoje os ETs levam a melhor: dezenas de gravuras de aliens estão à disposição, algumas com os próprios até fumando maconha e a frase embaixo: Take me to your dealer (leve-me ao seu traficante).
Neste cenário, tudo que for alusivo ao filme Independence Day é um caso à parte. O filme, agora em vídeo, está à venda em 9 a cada 10 estabelecimentos de discos, livros, souvenirs etc, além de locadoras, supermercados, restaurantes, estações… Vendem-se oito vídeos do ID4 por segundo na Inglaterra e Escócia. São quase 500 por minuto ou quase 30 mil por hora!
Capas de CDs musicais também apelam para os típicos grays. Revistas sobre assuntos tão diversos quanto vida social ou pesca e caça também usam o estratagema. A Big Issue, uma revista-jornal de variedades com a espantosa circulação de mais de 5 milhões, é vendida por um dólar em todas as ilhas britânicas e também usa o método de fazer dos alienígenas seus garotos-propaganda. Na edição de fevereiro, chegou a mostrar em intensa reportagem a febre consumista de produtos com imagens extraterrestres. A capa da Big Issue mostra quatro ETs em trajes aterrorizadores e a inscrição: Eles vêm do planeta Compra. Subtítulo: Consumismo, uma cultura alienada? Numa situação dessas, ficam claras as diferenças entre Primeiro e Terceiro Mundos.