Em 1996 a cidade de Guarabira, na Paraíba foi palco de várias manifestações de objetos aéreos não identificados e as matérias de capas dos jornais noticiavam:
“Definitivamente, a cidade de Guarabira (PB), situada a 96 km de João Pessoa, é a mais nova referência nacional em se tratando de discos voadores. Pelo menos é o que pensam seus moradores. Praticamente em todos os dias e noites são vistos inúmeros objetos não identificados cruzando os céus da cidade. O que mais impressiona é a frequência, a quantidade e as formas desses objetos. Eles chegam a aparecer em torno de 15 a 20 vezes ao dia. É certo que a região do brejo paraibano, onde se encontra Guarabira, sempre foi rica em acontecimentos desta natureza.”
Desde 1975 existem histórias e testemunhas que comprovam as contínuas aparições. Contudo, a maioria delas prefere não se manifestar, com medo de ser ridicularizada pela sociedade. Inclusive, há casos de misteriosos desaparecimentos registrados pelas autoridades policiais. Fica difícil, em Guarabira encontrar alguém que ainda não tenha visto tais objetos na época. Calcula-se que cerca de 80% da população guarabirense já tiveram a oportunidade de observar misteriosas evoluções de UFOs. Somente para se ter ideia, a Equipe de Pesquisas Ufológicas de Guarabira (EPUG) possui um arquivo com mais de 16 horas de filmagens, fotografias e relatos das aparições que tiravam o sono dos moradores da cidade.
Na década de 90, Guarabira ficou conhecida como a ”Capital nacional dos discos voadores”. Em uma recente visita à cidade, entrevistamos os membros da EPUG ( Equipe de pesquisas ufológicas de Guarabira) e testemunhas que vivenciaram fatos em 1996 e 1997. Confiram no vídeo.
O vídeo é fruto da pesquisa de Marco Aurélio Leal, que comanda o GEPUS ( Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba).