Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Observatório de Arecibo pode ressurgir com instrumentos restantes
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Observatório de Arecibo pode ressurgir com instrumentos restantes
notícias

Observatório de Arecibo pode ressurgir com instrumentos restantes

O desabamento do radiotelescópio de Arecibo, em dezembro do ano passado, parecia ter colocado fim a um dos locais mais icônicos para a ciência mundial. No entanto, os administradores do observatório afirmam que a instalação pode se reinventar e voltar a funcionar, utilizando os outros instrumentos disponíveis.

Ultima atualização: 12 de março de 2021 08:01
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

2ea8fbe0163643e91c3bd83e065b2c621615552647

O Observatório de Arecibo colapsou em dezembro de 2020.
Créditos: Ricardo Arduengo/AFP via Getty Images

O desabamento do radiotelescópio de Arecibo, em dezembro do ano passado, parecia ter colocado fim a um dos locais mais icônicos para a ciência mundial. No entanto, os administradores do observatório afirmam que a instalação pode se reinventar e voltar a funcionar, utilizando os outros instrumentos disponíveis.

Em entrevista ao Space.com nessa segunda-feira (08 de março), o diretor do Observatório de Arecibo, Francisco Córdova, contou que a gigantesca antena parabólica, utilizada na busca por vida extraterrestre e em outras pesquisas, era “apenas” o destaque da instalação, mas não o único instrumento ativo. Segundo o administrador, o local inaugurado na década de 60 está acostumado a receber uma ampla variedade de experimentos, contando com equipamentos instalados perto da antiga antena e em outras áreas próximas dali, como na ilha de Culebra, também em Porto Rico.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A ideia agora é se concentrar nos instrumentos remanescentes para dar continuidade ao legado científico de Arecibo, incluindo a criação de um arquivo completo com todos os dados já coletados pela parabólica, que ficarão disponíveis para pesquisa na internet, segundo Córdova. Uma antena de rádio de 12m é agora o principal instrumento, após o colapso da estrutura central. Ela foi instalada originalmente para auxiliar o telescópio principal nas pesquisas de interferometria de linha de base, usada em pesquisas de radioastronomia.

A expectativa da equipe é usá-la de maneira integrada às redes de interferometria de linha de base longa já existentes, aumentando o poder do equipamento. A antena também poderá funcionar individualmente, mas precisa receber um sistema de resfriamento criogênico para evitar danos. Conforme Córdova, há ainda dois sistemas LIDAR disponíveis, tecnologia capaz de medir distâncias por meio de um feixe de laser. Eles podem ajudar no estudo de asteroides que passam próximo à Terra e em pesquisas relacionadas às variações do clima, por exemplo, mas um deles precisa ser reparado, pois sofreu danos após a passagem do furacão Maria, em 2017, devendo ficar pronto até o fim do ano.

Assunto relacionado:  Curso gratuito de astronomia é disponibilizado pelo Planetário do Rio de Janeiro

dbc78163ea25f42fe5cf6da7cb043451
Diversos instrumentos ainda funcionam no Observatório de Arecibo, como o sistema LIDAR, que usar laser para medições.
Fonte: naic.edu

Outros destaques são os sistemas de aquecimento ionosférico presentes na instalação, que servem para criar “auroras artificiais” e facilitar o estudo de tais fenômenos. Eles são compostos por seis antenas, das quais três estão de pé, mas uma delas está danificada. Quando o acesso ao local for liberado, ela será reparada e reiniciada junto com as demais. Fora da área do colapso do radiotelescópio, na ilha de Culebra, fica a instalação conhecida como Remote Optical Facility (ROF), que também faz parte do observatório. Lá, o principal instrumento é uma câmera de observação do céu 24 horas por dia e sete dias por semana.

Ela funciona em conjunto com outro equipamento semelhante na área principal, alimentando um sistema de detecção de meteoros que entram na atmosfera terrestre. Uma terceira câmera do tipo será colocada na ilha porto-riquenha, para a criação de um radar de meteoros em parceria com a Universidade de Illinois (Estados Unidos). A proposta de ressurgimento da instalação inclui ainda o desenvolvimento de algoritmos capazes de vasculhar dados antigos obtidos pelo telescópio principal desde o seu início.

O objetivo é buscar, em meio às informações, fenômenos que podem ter aparecido nestes registros, mas eram desconhecidos na época da descoberta, como exoplanetas e rajadas de rádio rápidas (FRBs). Com essa tecnologia de automatização, os administradores esperam facilitar o trabalho de pesquisa e reunir os dados, hoje guardados em diferentes locais, criando um arquivo online completo do legado de Arecibo, que ficará armazenado na nuvem.

Fonte

TÓPICO(S):Edição 277
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250630 WA0001
Trump foi informado sobre alienígenas “nórdicos” e híbridos humanos-extraterrestres, revela congressista
Notícias
b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up