De acordo com a NASA, o próximo asteroide que estará em nossa vizinhança viaja a uma velocidade de 32,4 mil quilômetros por hora e tem um tamanho estimado entre 70 e 160 metros de largura. O objeto rochoso se aproximará da Terra na próxima semana, mas manterá uma distância considerada segura: estará a 4,9 milhões de quilômetros, o equivalente a 13 vezes a distância entre a Lua e nosso planeta.
Batizado de 2016 NF23, o asteroide foi categorizado como “objeto potencialmente perigoso” por conta de sua trajetória estar relativamente nas imediações da Terra — fazendo parte de um grupo conhecido como “asteroides Aten”. De acordo com os pesquisadores da NASA, no dia 29 de agosto (quarta-feira) ele chegará ao ponto mais próximo de nosso planeta.
A NASA já tem planos definidos para destruir asteroides que ameaçam a Terra: uma nave espacial desenvolvida especialmente para colidir contra o objeto seria uma das possibilidades. Atacar o corpo rochoso com armas nucleares também é um plano que não está descartado.
Veja a trajetória do asteróide de acordo com a projeção da NASA:
(FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)
Veja mais:
Objeto Oumuamua pode ser mesmo um cometa
O Cataclismo que apagou a história humana
Adolescentes podem ter descoberto nova classe de objetos astronômicos
Pequena galáxia orbita a Via Láctea sem que cientistas saibam como
NASA lança sonda em direção ao Sol
Saiba mais:
LIVRO: Cataclismo
DVD: Planetas Alienígenas