A Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) é o maior evento da indústria aeronáutica da América do Sul, realizado todos os anos no Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. Muitas indústrias de todo o mundo e forças aéreas de diversos países enviam seus representantes atrás de negócios. A edição 2016 contou com a participação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) exibindo seus novos Super Tucano, ao passo que a Força Aérea Norte-Americana (USAF) enviou um de seus veteranos bombardeiros B-52 e um par dos caças F-22 Raptor, que podem ser conferidos nos links abaixo.
A FIDAE 2016 teve como grande destaque a participação, pela primeira vez, do Centro de Estudos de Fenômenos Aeroespaciais e Anômalos (CEFAA), órgão oficial de pesquisa ufológica da Força Aérea Chilena (FACH). A iniciativa foi conduzida pelo comandante da entidade, general da reserva Ricardo Bermudez, que relatou várias ocorrências ufológicas pesquisadas. Um dos casos apresentados foi o de Punta Arenas, acontecido em setembro de 2012, quando várias testemunhas em uma academia militar observaram as evoluções de uma estranha formação de luzes. Essa ocorrência é a mais recente que não possui explicação convencional investigada pelo grupo.
Outro importante caso foi apresentado por seu protagonista, o piloto civil Jorge Polanco. Há 21 anos ele comandava um Boeing 727 sobre a região de Bariloche, quando observou um grande objeto de cerca de 30 metros de diâmetro. Em suas palavras: “Observamos o objeto nas proximidades do aeroporto. Tive várias comunicações com a torre de controle, pedindo que identificassem o intruso caso fosse um avião, pois ele por vezes se colocava em rota de colisão. A resposta foi que não havia qualquer avião nesse setor. Em seguida o UFO se aproximou e permaneceu a nossa direita, a não mais de 30 metros da asa de nosso Boeing 727. O objeto tinha 30 m de diâmetro, formato de um prato de sopa invertido e uma construção sólida. Possuía luzes verdes intensas e na parte superior uma luz laranja que pulsava”.
UM DOS CASOS MAIS IMPORTANTES DA AMÉRICA DO SUL
Um dos grandes destaques foi a participação do coronel da Força Aérea Peruana Oscar Santa Maria. Ele foi protagonista de um dos principais casos ufológicos do continente, a perseguição a um UFO em 11 de abril de 1980. O intruso surgiu às 07h15 daquele dia, sendo testemunhado por centenas de pessoas na Base Aérea de La Joya. Devido ao temor que fosse um artefato de espionagem a decolagem de Santa Maria, a bordo de um caça russo Sukhoi Su-22, foi ordenada. O objeto ignorou tentativas de contato e o piloto finalmente disparou com os canhões de 30 mm de seu caça. Santa Maria comenta: “Os disparos deveriam ter derrubado ou danificado o intruso, porém não houve qualquer efeito visível. Em seguida ele subiu até 11.000 metros a uma velocidade de 900 km/h, e eu o segui”.
Santa Maria continuou a perseguir o intruso até os 19.200 m de altitude e chegou a realizar uma manobra evasiva quando o UFO subitamente parou no ar. O fato é que o objeto superava amplamente o desempenho do Su-22 e finalmente o piloto teve que regressar à base pelo fato de o combustível estar acabando. Santa Maria descreveu que o intruso era um objeto redondo com uma base circular, de 10 m de diâmetro e sem antenas, asas ou sistema de propulsão aparente. Aliviado pelo UFO não ter revidado seu ataque passou a defender a existência de vida extraterrestre, o que tem feito em várias conferências pelo mundo. A participação do CEFAA na FIDAE 2016 foi um completo sucesso e a Ufologia Sul-Americana espera que este se repita nas próximas edições.
O general Ricardo Bermúdez é entrevistado a respeito do debate ufológico na FIDAE
Chegada dos F-22 da USAF à FIDAE
A Esquadrilha da Fumaça participou da FIDAE
Vídeo mostrando a exibição de um B-52 da USAF na FIDAE
O site Cavok, especializado em aviação, fez uma cobertura da FIDAE
Pela primeira vez os UFOs serão debatidos na FIDAE
Órgão da Força Aérea do Chile reconhece oficialmente imagem de UFO
Chile e França acertam cooperação no estudo ufológico
General chileno da reserva também confirma a existência de UFOs
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país. Entre eles estão as impressionantes conclusõ
;es da Aeronáutica após conduzir a Operação Prato na Selva Amazônica, para apurar o Fenômeno Chupa-Chupa. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, co-editor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.