Pilotos de aeronaves costumam ser considerados as melhores testemunhas de observações de UFOs. O elevado nível de treinamento e conhecimento em diferentes ramos do saber a que são submetidos torna muito mais difícil que esses profissionais sejam confundidos por fenômenos naturais, como nuvens, estrelas, planetas e outros, além de evidentemente serem versados no reconhecimento de outras aeronaves. No caso de pilotos militares a confiabilidade de seus testemunhos é ainda mais elevada, tendo em vista as condições ainda mais extremas e arriscadas a que estes são submetidos.
O Projeto Livro Azul, ou Blue Book, da Força Aérea Norte-Americana (USAF), contabilizou até seu encerramento em 1969 um total de 12.618 casos ufológicos. Para cada avistamento era criado um arquivo e cada um destes era encerrado com uma conclusão específica a respeito do que era provável que a testemunha houvesse visto, como um meteoro, aeronave, etc. Somente cinco por cento do total, ou 701 casos, foram considerados inexplicáveis, e entre estes encontra-se o de Ted Brunson. Este ocorreu no dia 1 de janeiro de 1957, quando o caça pilotado por Brunson encontrou um UFO sobre o território norte-americano de Guam, no Pacífico.
Ted Brunson era primeiro-tenente na época, membro do Esquadrão 41 de caças interceptadores da Base da Força Aérea de Andersen, e pilotava um North American F-86D Sabre, mais avançado caça norte-americano de então. Um UFO surgiu vindo do oeste e passou por baixo do avião, e Brunson buscou persegui-lo, conforme narra hoje seu filho, Ty Brunson. Durante a perseguição o piloto inverteu sua aeronave, para assegurar que a luz que via não era um reflexo na capota do caça. Apesar de seus esforços, ele não conseguiu alcançar o objeto misterioso, mesmo utilizando o sistema de pós-combustão do F-86D, o que aumentava a velocidade do avião.
O UFO PARECIA BRINCAR COM O AVIÃO
O Brunson mais jovem comenta: “Meu pai pensou que se aproximava da coisa, mas então a luz começou a realizar círculos ao redor dele”. O F-86D era o mais veloz avião norte-americano da época, e mesmo assim o UFO parecia brincar ao seu redor, e Ty complementa: “Não importa o que era essa coisa, meu pai disse, era muito rápida, muito mais do que nossa tecnologia permitia”. Ty disse que seu pai afirmou que não existia nada na época com o desempenho e as capacidades da luz desconhecida. O UFO circulava o avião, passava por cima e por baixo do mesmo, depois invertia o sentido de suas curvas, como se brincasse com o perseguidor. Ted Brunson, finalmente, verificando que estava com pouco combustível, chamou sua base e pediu por reforços, que foram negados. Ele então abandonou a perseguição e retornou para a base. Nos arquivos do Blue Book a extraordinária experiência de Ted Brunson, conforme já mencionado, consta como inexplivável, e seu testemunho foi considerado muito confiável.
Leia o arquivo do Blue Book sobre o caso
A verdade sobre a liberação de documentos da USAF
Ator Rodrigo Andrade envia vídeo para a Revista UFO
Médico de Montana alega ter obtido foto autêntica de disco voador
UFO nos céus de Miami era foguete lançando satélite da Marinha
Fotógrafo registra UFOs próximos a avião comercial
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muitas vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.